O que é e como funciona a caixa d’água?

Uma caixa d’água garante a reserva de água em qualquer imóvel por um determinado período de tempo, sendo um dos itens hidráulicos mais importantes para se ter em casas, apartamentos, ou qualquer outro local.

A caixa d’água funciona como um reservatório de água que pode guardar muitos litros de água de uma vez só para uso geral no imóvel, com peças e mecanismos como boia (que impede o transbordamento do reservatório) e local de entra e saídas de água por meio de tubulações que se ligam a outros ambientes do lugar.

O que é a caixa d’água

Uma caixa d’água é, basicamente, um grande reservatório de água que impede que o usuário precise depender da rua para consumo diário.

Em geral, uma caixa d’água pode ser útil para diversas construções e ambientes, como casas, apartamentos, comércios e indústrias, além de servir para atividades agrícolas e pecuárias também.

Mas, na maior parte das vezes, o uso é básico nos imóveis, como lavar mãos, louça, roupa, banho e descarga no banheiro.

Como a caixa d’água, na maior parte das vezes, possui mais de 500 litros, a sua reserva é feita por um tempo prolongado, e, a depender da quantidade de moradores e frequentadores do local, o consumo de água só por esse reservatório por ser duradouro.

Como funciona a caixa d’água?

A caixa d’água é um reservatório central que possui encanamentos ligados a ela que transportam a água dela para diversos pontos do imóvel, tendo um cano principal que recebe o abastecimento da rua por meio de concessionárias como a Sabesp.

O fluxo dessa água é fechado por meio de um registro, e para evitar o transbordamento do espaço existe um mecanismo chamado de boia, que, ao ser empurrado para baixo, fecha a entrada de água da caixa.

A entrada do cano de abastecimento fica na parte superior da caixa, bem ao lado da boia, pois, o enchimento funciona por gravidade.

Fora a boia, há o que chamamos de “ladrão” (ou extravasor), que é um mecanismo que controla a pressão da água na caixa, ficando no nível superior do reservatório, e escoando a água que passa desse limite.

Porém, a boia ainda é melhor que o extravasor, pois, evita desperdícios de água, e com ela é possível encher a caixa sem ficar vigiando o local.

Regulação da pressão da boia

Para garantir o bom funcionamento da caixa d’água no imóvel, é preciso que a boia esteja regulada.

Para isso, primeiramente, o usuário pode fazer a instalação de uma boia de alta pressão, que ajuda equilibrar o fluxo de água pata que o reservatório encha com mais tranquilidade.

Há ainda a possibilidade de colocar um regulador próprio para pressão, que possui uma válvula com o objetivo de diminuir a pressão, fazendo com que o reservatório encha no tempo normal.

Isso vai evitar danos ao local, e também prevenir uma série de desperdícios no futuro.

Vazamentos na caixa d’água: sinais e causas

Os vazamentos em caixas d’água são comuns depois de um tempo, e por isso, é necessário fica atento às suas causas.

Vazamentos na caixa d’água

Vazamentos e outras avarias hidráulicas se dão por diversos motivos na estrutura da caixa d’água, e vão desde problemas em peças como a boia, até as próprias instalações de canos e tubulações que se ligam a esse reservatório, bem como erros na colocação da caixa no local destinado a ela.

Vazamentos em caixas d’água: sinais

A caixa d’água pode apresentar vazamentos em qualquer época, seja ela nova ou antiga, cujos sinais mais claros são os seguintes:

  • Manchas de umidade no teto do banheiro (onde fica a caixa);
  • Água transbordando;
  • Goteiras na laje que fica embaixo da caixa d’água;
  • Conta alta sem nenhuma explicação.

Geralmente os vazamentos em caixas d’água acontecem na parte de dentro do reservatório, ou em tubulações ligadas a ele, além de poderem ser ocultas, o que dificulta mais a localização e o conserto.

Por isso, em caso de surgirem sinais assim, a recomendação é contratar técnicos ou encanadores de caça vazamentos para evitar prejuízos.

Causa de vazamentos: erros na instalação

Boa parte dos vazamentos de água nesse tipo de reservatório acontece por negligência na instalação dele, e é por essa razão que a contratação dos serviços de um encanador é importante.

Pra se ter uma ideia, uma caixa d’água precisa ficar a 2,5 m do ponto de consumo, mas, esse é apenas um única detalhe entre vários que precisam ser observados na colocação do reservatório.

Essa distância, inclusive, é adequada para a pressão da água no imóvel, e é por isso que são usados equipamentos especiais para equilibrar o fluxo em locais como apartamentos de prédios.

Portanto, a instalação da caixa d’água precisa seguir requisitos mínimos.

Causa de vazamentos: material frágil

Outro ponto que pode causar vazamento com facilidade na caixa d’água é o material dela.

Via de regra, as melhores as mais resistentes são aquelas feitas de polietileno e inox, mas, até mesmo esses materiais podem se desgastar se o reservatório for comprado em local duvidoso.

Portanto, fica essa dica também comprar caixas d’água em lugares adequados, que tenham reputação e experiência na comercialização desse tipo de item.

Avarias na parede de caixas d’água podem causar infiltrações nas paredes que provocam danos bem graves.

Causa de vazamento: base mal feita

Outro ponto que pode provocar vazamentos bem complicados na caixa d’água é fazer uma base ruim pra ela, especialmente se o reservatório for muito grande, com mais de 1.500 litros.

Primeiramente, é preciso evitar as bases feitas de madeira, pois, elas se desgastam com mais facilidade e podem quebrar, provocando acidentes.

A recomendação é que essa parte seja feita de concreto, com o diâmetro da caixa a cerca de 10 cm da borda da base.

O concreto aguenta bem as intempéries do tempo e pode durar anos.

Causa de vazamentos: defeito na boia

Outra causa bastante comum de vazamentos na caixa d’água são problemas na boia, seja por desgaste natural, seja em decorrência de má qualidade da peça.

Falhas nela podem causar transbordamentos, o que provoca, automaticamente, desperdício de água que gera conta alta e outros transtornos.

Pra garantir o funcionamento da caixa d’água é importante verificar sempre se a boia está com defeito ou o “ladrão” do reservatório.

Testes para localização de vazamentos

Os testes para a localização de vazamentos nesse tipo de reservatório são simples e eficazes, permitindo a detecção certa desse problema, e o conserto dessas avarias também é fácil para encanadores da área.

Testes de detecção

Para uma detecção mais ou menos correta de vazamentos hidráulicos em caixas d’água, é preciso fazer alguns testes preliminares antes de contratar os serviços de encanadores para o conserto da avaria. Já para os consertos, encanadores podem fazer reparos internos ou simplesmente trocar a boia.

Teste do registro

Para esse primeiro testes, deixe o registro do cavalete aberto e feche todas as torneiras do imóvel, não usando água, nem da descarga do banheiro, nem de máquinas como a de lavar roupas.

Em seguida, puxe a boia da caixa d’água, e amarre um barbante nela, impedindo que a água da rua entre no reservatório.

Depois, marque o nível da água na caixa e espere por cerca de 1 hora, e se depois desse tempo, ela baixou, então deve ter algum vazamento, seja na parte interna dela, ou nos canos que se ligam a ela.

Teste da boia

Para esse teste, feche o registro e todas as torneiras do local, e olhe o nível da água por cerca de uns 10 minutos.

Se depois desse tempo, a boia descer, então, deve ter vazamentos de água na encanação ligada à caixa d’água.

É importante que essa peça esteja funcionando bem, sem defeitos, para que o teste seja adequado.

Consertos de vazamentos

Reparos internos

Para fazer o conserto interno de uma caixa d’água por conta própria é preciso, primeiramente, esvaziar a caixa, e depois limpar e lixar bem o local da avaria, que pode ser um furo ou rachadura.

É preciso que a lixa seja grossa, e em seguida, a recomendação é passar no local avariado uma mistura de massa epóxi, tanto na parte de dentro, quanto na de fora.

Espere cerca de 2 horas para secar, e encher novamente o reservatório.

Troca da boia

Nesse caso aqui, a substituição dessa peça precisa se dar quando a boia estiver gasta ou danificada.

Para fazer isso, feche o registro que alimenta a caixa d’água e abra as torneiras para baixar o nível do reservatório, caso esteja muito alto, e tocando na boia.

Desrosqueie a boia antiga usando um alicate de bomba d’água e limpe a vedação anterior para, em seguida, colocar a nova boia, passando fita veda rosca no local dela.

Importante destacar que se você não souber como fazer essas ações e preferir, pode contratar um encanador para realizar o conserto do local, especialmente se o vazamento estiver em tubulações ocultas que se ligam à caixa d’água.

Ação de prevenção: limpeza

Para ajudar na prevenção a vazamentos, a recomendação é limpar a caixa d’água a cada 6 meses pelo menos.

Os materiais para essa limpeza são: luvas de borracha, escova nova de nylon, balde, panos limpos e água sanitária.

Para fazer isso, é bem simples: feche o registro do cavalete de entrada ou prenda a boia da caixa e depois esvazie o local.

Aplique água sanitária no piso e nas paredes da caixa d’água, esfregando bem, sem usar sabão ou detergente.

Enxague bem com água, passe panos limpos para retirar o excesso que ficou e encha a caixa novamente.

Marcas, tipos e preços de caixa d’água, e onde comprar

As marcas, tipos e preços de caixas d’água são muitos e os locais de vendas são variados para todos os bolsos e situações.

Fatores de escolha da caixa d’água

Escolher a caixa d’água por marca e tipo é importante para saber qual delas atende as suas necessidades, sabendo também o preço de cada uma para comprar as mais adequada a depender desses fatores.

Principais marcas

Entre as marcas de caixas d’água mais comuns e vendidas por aí, podemos citar as da Tigre (cujo preço é elevado, mas, possui uma ótima garantia e resistência às intempéries do tempo).

Outra marca muito boa é a Fortlev, mesmo que os seus modelos pequenos tenham um valor bem alto, e há também as da Sander, ideais para prédios comerciais e industriais.

Entre as marcas mais vendidas de caixas d’água, podemos citar também a Caixa Forte (que traz um excelente custo-benefício para o usuário), e a Acqualimp (que tem um preço muito bom, mas, com qualidade inferior).

Há ainda os reservatórios da Amanco (com qualidade superior graças à fabricação de reservatórios por sopro) e a Bakof (trazendo um ótimo custo-benefício também).

Principais tipos

Há muitos tipos de caixas d’água a depender da funcionalidade.

Por exemplo, em relação ao tamanho, as principais caixas d’água são vendidas com as seguintes capacidades: 250, 310, 500, 1.000, 1.500, 4.000 e 5.000 litros.

Já em relação ao formato, a caixa d’água pode ser quadrada ou redonda, sendo esta última melhor, pois, a sua base se sustenta com mais facilidade na laje onde vai ficar.

Em se tratando dos materiais, os mais comuns são aço inoxidável, polietileno, poliéster reforçado, fibrocimento e de fibra de vidro.

As mais recomendadas são aquelas feitas de aço inoxidável e de polietileno, pois, são bastante resistentes, com alta durabilidade.

Por fim, em se tratando do modelo, as caixas d’água podem ser de encaixe, de click ou de rosca, sendo os dois últimos mais recomendados, pois, vedam a tampa melhor.

Preços variados

Com relação aos preços da caixa d’água, eles podem variar de acordo com a marca e o material, além da capacidade de cada uma.

Entre as mais indicadas, listamos os seguintes preços aproximados:

Caixa de polietileno Fortlev

  • 1.000 litros – R$ 450,00
  • 5.000 litros – R$ 3.500,00

Caixa de polietileno Tigre

  • 500 litros – R$ 350,00
  • 1.000 litros – R$ 500,00
  • 5.000 litros – R$ 2.800,00

Caixa de aço inoxidável Sander

  • 1.000 litros – R$ 2.800,00
  • 2.000 litros – R$ 4.600,00

Caixa de fibra de vidro Bakof

  • 500 litros – R$ 800,00
  • 1.000 litros – R$ 1.200,00

Onde comprar caixa d’água

Os locais de compra de caixa d’água podem ser lojas do ramo de construções, mas, também pela internet, através de marketplaces, como o Mercado Livre ou a Amazon.

É importante, neste último caso, verificar se a reputação do vendedor é boa para que a compra seja realmente segura.

Como escolher a melhor caixa d’água

A escolha certa de uma caixa d’água passa por diversos fatores que precisam ser vistos com calma para garantir uma boa compra.

Como escolher?

A escolha do melhor tipo de reservatório de água para uma casa, apartamento, comércio, indústria e outros imóveis passa pelo cálculo da capacidade da caixa d’água que é necessária para atender as demandas do lugar, bem como o melhor jeito de fazer a instalação dela.

Cálculo para capacidade de caixa d’água

O principal ponto de escolha de uma caixa d’água passa por saber se a capacidade dela atende às necessidades do local ou não. Para isso, é preciso fazer um cálculo simples, que consiste em:

  • Multiplicar a quantidade de pessoas no imóvel por 200;
  • Multiplicar o resultado por 2.

Lembrando que os 200 se referem à quantidade de litros de água consumidos por cada pessoa ao dia, e o 2 aos dias necessários para o consumo dessa água.

Se, por exemplo, a quantidade de pessoas no imóvel for 4, então o cálculo fica assim: 4 (pessoas) x 200 (litros de água) x 2 (dias)= 1.600.

Ou seja, a caixa d'água ideal nesse local precisa ser de, pelo menos, 1.600 litros, no mínimo.

De um modo geral, existe uma média que ajuda, convencionando o seguinte:

  • Lugares com até 2 pessoas -> caixa d’água de 800 litros
  • Entre 3 e 5 -> 1.500 a 2.000 litros;
  • Entre 6 e 20 -> 4.000 a 6.000 litros;
  • Acima de 20 pessoas -> a partir de 8.000 litros.

Instalação da caixa d’água

Após a compra de um reservatório adequado para as suas necessidades no imóvel, a instalação da caixa d’água também é outro fator importante.

Por isso, a recomendação é contratar um especialista na área, como um encanador, que poderá fazer a instalação no local mais adequado, com o suporte correto e as ligações entre canos necessárias.

O trabalho desse profissional, portanto, consiste não somente na instalação da caixa d’água, como também de tubos, válvulas e outros elementos, com os encaixes feitos sem espaços vagos ou apartados.

Afinal, são esses encaixes feitos da maneira correta que evitarão problemas no futuro, como vazamentos e outras avarias.

Conserto de vazamentos em caixa d’água Ligeirinho

Se, mesmo após essas ações, surgir algum vazamento na caixa d’água, não se preocupe, pois, nossos encanadores poderão te ajudar.

Nós focamos em reparos que estejam gerando vazamentos e irregularidades na fatura de água, porém se necessitar consertar canos embutidos, pois, o problema se espalhou, nossos profissionais irão ao ponto exato, e farão o conserto imediato.

Entre em contato sem compromisso para sabermos como podemos te ajudar.

FAQ: caixa d’água

  • Qual a função da caixa d’água?

    A caixa d’água é um reservatório que recebe água da rua, e a deixa armazenada para consumo no local onde ela está instalada.

  • Qual a função da boia?

    A boia é uma peça da caixa d’água que broqueia a entrada de água no local quando ele se encontra cheio em determinado, garantindo que o líquido não transborde e cause desperdícios.

  • Qual a melhor alternativa para caixa d’água: boia ou extravasor?

    De uma maneira geral, a boia é melhor do que o extravador, pois, com este, o usuário precisa ficar atento para quando a caixa d’água encher e não ocorrer muito desperdício. Já a boia, automaticamente, bloqueia a entrada de água, e não deixa o reservatório transbordar.

  • Quais os métodos para regular pressão da boia?

    É possível regular a pressão da boia comprando uma peça específica para essa função, ou usando um regulador para essa função.

  • Em quais locais a caixa d’água é usada?

    Em todos os tipos de imóveis, como casas, apartamentos, comércios, indústrias, escolas e hospitais, além de ser usada também em atividades agrícolas e pecuárias.

  • Quais os sinais de vazamentos em caixa d’água?

    Entre os principais sinais de vazamentos nas caixas d’água estão manchas de umidade no teto do banheiro, água transbordando e goteiras na laje que fica embaixo desse reservatório.

  • Por que base de caixa d’água mal feita causa vazamentos?

    Uma base mal elaborada e frágil pode fazer o reservatório ficar pendente e rachar com facilidade, e é por isso que as bases de concretos são as alternativas mais viáveis.

  • Como material frágil de caixa d’água causa vazamentos?

    Se a caixa d’água é feita de um material muito frágil, isso pode provocar vazamentos nas paredes internas do reservatório, causando problemas como infiltrações nas paredes e tetos do local.

  • Por que erro de instalação na caixa d’água pode causar vazamentos?

    Um erro de instalação da caixa d’água provoca vazamentos como os tubos e canos do local estão mal posicionados, fazendo com que o fluxo contínuo de água desgaste mais rapidamente esse sistema, provocando avarias diversas.

  • Quais os prejuízos que vazamentos de caixa d’água provocam?

    Entre os prejuízos que vazamentos em caixas d’água provocam, podemos citar conta alta em decorrência de desperdícios, além da deterioração de paredes, tetos e pisos onde o reservatório de encontra.

  • Como fazer o teste do registro para localizar vazamento na caixa d’água?

    Feche o registro e não use água durante o teste. Marque o nível de água no reservatório e se depois de 1 hora ele baixar, é porque tem algum vazamento na estrutura interna da caixa ou nos canos ligados a ela.

  • O que é o teste da boia para detectar vazamentos na caixa d’água?

    Feche o registro e todas as torneiras do local, e observe a boia na caixa d’água. Se ela descer depois de uns 10 minutos, deve ter algum vazamento no local.

  • Como fazer um reparo interno na caixa d’água?

    Esvazie a caixa, e lixe e limpe a parte avariada, colocando uma solução de massa epóxi por dentro e por fora do reservatório bem no ponto da avaria.

  • Como trocar boia de caixa d’água?

    Feche o registro, e abra um pouco as torneiras para baixar o nível abaixo da boia. Desrosqueie a antiga, limpe a vedação, e coloque a nova, passando uma fita veda rosca em volta do encaixe.

  • Como limpar caixa d’água?

    Esvazie a caixa d’água, jogue água sanitária e esfregue piso e paredes do local, enxaguando com água normal e tirando o excesso com panos limpos, enchendo novamente a caixa em seguida.

  • Quais as melhores marcas de caixa d’água?

    Entre as marcas mais vendidas e com melhor custo-benefício são as da Tigre, Fortlev, Sander, Caixa Forte, Acqualimp, Amanco e Bakof, sendo as três primeiras melhores em se tratando de durabilidade.

  • Quais os melhores materiais para caixa d’água?

    Dos materiais disponíveis para caixa d’água, os melhores são de aço inoxidável e de polietileno, pois, eles são muito resistentes, possuindo uma alta durabilidade.

  • Qual a média de preços de uma caixa d’água?

    Os preços de caixas d’água variam entre R$ 350,00 e R$ 2.800,00 de polietileno, entre 500 e 5.000 litros, enquanto as de aço inoxidável podem ser R$ 2.800,00 para 1.000 litros, e as de fibra de vidro em torno de R$ 1.2000,00 as de 1000 litros.

  • Quais os locais de venda para caixa d’água?

    As caixas d’água podem ser compradas em lojas de materiais de construção ou pela internet, em sites do Mercado Livre e Amazon.

  • Quais os principais tipos de caixa d’água quanto à capacidade?

    As caixas d’água comuns podem ser encontradas nas seguintes capacidades: 250, 310, 500, 1.000, 1.500, 4.000 e 5.000 litros.

  • Como saber qual a capacidade ideal da caixa d’água?

    Para descobrir qual a melhor caixa d’água em termos de capacidade para determinado imóvel é preciso saber quantas pessoas moram ou trabalham no local, multiplicando essa quantidade por 200 e depois opor 2 a fim de obter quantos livros de reservatório são necessários.

  • Quantos litros de água em média uma pessoa consome por dia?

    Em média, são de 150 a 200 litros por dia, com usos variados, de descarga, passando pelo banho, lavar as mãos, louça e roupas.

  • Quem faz a instalação de caixa d’água?

    O profissional que instala caixa d’água é o encanador, podendo ser autônomo ou trabalhando em empresas como de caça vazamentos.

  • Porque é importante fazer uma instalação profissional da caixa d’água?

    A instalação de uma caixa d’água por um encanador é fundamental, pois, além da colocação do reservatório em si, é preciso fazer a instalação e ligação de tubos, válvulas e outros componentes.

  • Qual a melhor base para instalação de caixa d’água?

    A base para uma caixa d’água tem que ser de concreto e nunca de outro material, como madeira.