Sabesp: história
A Sabesp tem uma longa história sendo concessionária de água na Região Metropolitana de São Paulo.
A Sabesp foi fundada em 1973 e atende a mais de 300 municípios em São Paulo por meio de estruturas hídricas como rios, lagos, riachos, represas e lençóis freáticos ou mananciais, com algumas sendo usadas para abastecimento na capital e outras para o interior do estado.
História da Sabesp
A Sabesp tem 50 anos de fundação, tendo surgido em 1973, e de lá para cá, ela se tornou responsável pelo abastecimento de água, e pela coleta e tratamento de esgotos em 375 municípios de São Paulo.
São cerca de 28 milhões de pessoas atendidas atualmente pela empresa, sendo considerada uma das maiores do ramo no mundo em termos proporcionais com a população que atende.
Fora isso, ela possui parcerias com empresas privadas para garantir serviços relacionados a água e esgoto nos seguintes municípios:
- Mogi-mirim
- Castilho
- Andradina
- Mairinque
A Sabesp ainda garante outros serviços, como uma consultoria para o consumo racional de água, e do planejamento e gestão comercial, financeira e operacional do setor hídrico.
E, sem contar, é claro, orientação que a empresa faz através de campanhas e dicas em seu site para evitar desperdícios de água, em especial, aqueles provocados por vazamentos de diversos tipos.
Estruturas hídricas da Sabesp
Para garantir o abastecimento de todos esses municípios, a Sabesp possui algumas estruturas que garantem a distribuição de água mais correta possível, como rios, lagos, riachos, represas e lençóis freáticos ou mananciais.
Dessas, as principais são os mananciais, podendo ser reservas hídricas (com água coletada das chuvas) e as fontes, que tanto podem ser superficiais, quanto subterrâneas.
Por exemplo, na Região Metropolitana de São Paulo a principal fonte de abastecimento da Sabesp é a água armazenada em barragens (ou represas), cujo recurso vem basicamente das chuvas.
Em se tratando do interior de São Paulo, por sua vez, o abastecimento ocorre mais por mananciais que são subterrâneos.
Ou seja, para garantir o abastecimento correto de todas essas localidades a Sabesp monitora uma grande área de espelhos d’água ao redor de mananciais e outros lugares por vários hectares.
Perdas hídricas no abastecimento da Sabesp
Em geral, a Sabesp e outras concessionárias realizam um cálculo para saber qual a quantidade de perda de água que as cidades sofrem.
Essa equação, basicamente, é a diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros.
Já a classificação dessas perdas se dá de duas maneiras
Perdas hidrícas
As perdas hídricas de uma concessionária de água como a Sabesp podem ser divididas entre físicas e não físicas, sendo as primeiras se referindo aquela que não chegou a ser consumida pelo usuário por motivo de vazamentos e outras avarias nas tubulações.
Perdas físicas (ou reais)
Nesse caso, as perdas em si se referem à água que não chegou, sequer, a ser consumida pelos usuários.
Isso pode ter origem em vários problemas distintos, sendo os mais comuns os vazamentos.
Essas avarias, por sua vez, acontecem por motivos variados, como os desgastes de canos e tubulações em geral, ou por conta de danos causados em decorrência de reformas e outras questões.
Lembrando que esses vazamentos podem ser visíveis ou não, e sendo ocultos, é preciso ficar atento a sinais como manchas em pisos, tetos e paredes para chamar encanadores o quanto antes.
Ou no caso dessas avarias serem de responsabilidade da Sabesp, é se comunicar rapidamente com a empresa para providenciar o conserto, como avarias em pavimentos e calçadas, do hidrômetro para fora.
Perdas não físicas (ou aparentes)
Já essas perdas aqui possuem uma característica diferente, pois, elas se referem à água consumida pelos usuários, mas, devido a algum problema, não foi contabilizada pelos hidrômetros.
Em geral, esses problemas se referem a irregularidades, como fraudes e ligações de origem clandestina, o que é crime, é bom salientar.
Além disso, problemas no hidrômetro que o usuário ainda não percebeu também podem causar esse tipo de perda.
Diante disso, podemos dizer que a perda de água está relacionada a dois fatores distintos: falhas na infraestrutura (seja a responsabilidade da Sabesp ou do usuário) e problemas operacionais.
Controle e gerenciamento de abastecimento
Para conseguir abastecer uma quantidade enorme de municípios de São Paulo, a Sabesp tem um trabalho de controle e gerenciamento de abastecimento que funciona com algumas ações.
Controle de abastecimento
O controle e gerenciamento do abastecimento de água feitos pela Sabesp inclui a localização e o conserto de avarias hidráulicas diversas, bem como reformas estruturais em locais onde peças e mecanismos estão gastos pelo tempo.
Solução de problemas mecânicos
Não são raros os casos em que o problema de vazamentos e perdas de água é ocasionado por problemas no mecanismo de abastecimento.
Um bom exemplo disso é a pressão alta da água que pode, em longo prazo, danificar as tubulações de um imóvel ou mesmo dos canos que passam pela rua.
Para evitar isso, há um gerenciamento de obras nos setores de distribuição para equilibrar o volume de água que passa pelos canos.
Além disso, pode ser feita a instalação de válvulas especiais que regulam melhor essa pressão, evitando avarias e trazendo muitos benefícios.
Trocas e reformas estruturais
Outra ação que a Sabesp realiza para evitar perdas constantes de água é fazer a troca total ou parcial das partes mais avariadas da infra-estrutura de uma rede de abastecimento.
É importante salientar que o problema nos encanamentos pode acontecer em duas situações: com avarias na rua, fora do alcance dos usuários, e dentro dos imóveis.
No primeiro caso, é de total responsabilidade da Sabesp realizar o conserto e a manutenção desse sistema, ressarcindo o usuário em caso de prejuízos comprovados.
Contudo, se a avaria se encontrar do hidrômetro para dentro dos imóveis, o proprietário ou simplesmente o usuário do local é que tem a responsabilidade pelo conserto da avaria.
Com isso, o controle e o gerenciamento de abastecimento garantem uma distribuição de água sem maiores problemas.
Troca de hidrômetros
A troca de um hidrômetro precisa ser feita de tempos em tempos para evitar uma contabilização errada do consumo e outros problemas.
Troca de hidrômetros
Um hidrômetro precisa ser substituído assim que a vida útil dele termina, e essa troca precisa ser feita, obrigatoriamente pela empresa concessionária da região (que no caso de São Paulo é a Sabesp).
Importância da substituição dos hidrômetros
Ao contrário do que muita gente pode imaginar, o hidrômetro possui uma data de validade bem determinada.
Ou seja, ele possui um tempo de vida útil, e depois que passa esse período de tempo, o aparelho precisa ser trocado imediatamente pela concessionária do local (neste caso aqui, a Sabesp).
Em algumas ocasiões o funcionário da empresa, aquele que faz a leitura mensal do hidrômetro, pode identificar a necessidade de troca do equipamento.
Porém, é indicado também que o próprio usuário perceba se há alguma avaria no aparelho.
Para isso, é simples: basta fechar os registros e não usar água no imóvel, para em seguida verificar se os ponteiros do hidrômetro estão girando ou não.
Isso pode significar que ele está com defeito ou com tempo de vida expirado, e precisa ser substituído.
Um hidrômetro com defeito pode causar perda de água ou provocar conta alta indevidamente.
Importante destacar que essa troca será gratuita para o cliente, caso a substituição seja por tempo elevado de uso, e não por danos causados por terceiros.
Controle de vazamentos
O combate a vazamentos é importante para evitar desperdícios, e, consequentemente, racionamento.
Combate avazamentos
O combate a vazamentos que a Sabesp realiza consiste em fornecer dicas úteis para localizar e consertar avarias dentro dos imóveis, e contatos para solicitar a solução de problemas hidráulicos na rua. Problemas desse tipo podem causar deterioração estrutural, danos na rede elétrica e até mesmo doenças.
Como combater vazamentos pela Sabesp?
Outro ponto que a Sabesp ajuda a combater são os vazamentos, tanto dentro, quanto fora dos imóveis, já que eles, se não consertados em longo prazo, podem causar inúmeros prejuízos para todos.
Ou seja, empresa e usuário precisam ficar atentos ao surgimento de avarias hidráulicas, providenciando o seu reparo imediato.
Caso o cliente perceba a presença de alguma avaria em canos da rua antes da Sabesp, pode solicitar o conserto do problema ligando para o SAC da empresa.
Para facilitar na prevenção a problemas do tipo, o mais indicado é fazer uma manutenção nas instalações hidráulicas do local de vez em quando, garantindo o bom funcionamento da rede.
Entre os diversos problemas que vazamentos de água podem causar, podemos citar:
- Enfraquecimento da estrutura do local (especialmente em pisos, tetos e tetos);
- Avarias na rede elétrica;
- Surgimento de doenças (principalmente, respiratórias).
Ou seja, vazamentos de água causam sempre inúmeros prejuízos, obrigando todos a gastarem mais para resolver esses problemas se eles não forem consertados com rapidez.
Pra facilitar, é possível fazer a detecção exata do foco do problema, contratando uma empresa de caça vazamento.
A Sabesp, inclusive, fornece orientações caso os usuários precisem desse tipo de serviço, e essas dicas podem ser encontradas no site da empresa, bem como pelos fones 0800-055-0195 e 195.
O preço desses serviços não é alto, e garante a preservação do local.
Testes de Vazamentos da Sabesp
Para facilitar a detecção de alguns vazamentos e infiltrações mais difíceis, a Sabesp indica em seu site alguns testes simples.
Testes de Vazamentos
Os testes de vazamentos, como do hidrômetro, de canos alimentados pela concessionária e da caixa d’água, garantem uma localização mais rápida e precisa do problema sem precisar fazer quebra-quebra inicial em estruturas de pisos, tetos e paredes.
Teste do hidrômetro
Neste teste, deixe todos os registros que ficam nas paredes abertos, feche as torneiras, e não use o vaso sanitário e nem equipamentos que precisam de água, como máquinas de lavar roupa, por exemplo.
Anote a numeração do hidrômetro, e depois de 1 hora, veja se ela mudou. Caso tenha, deve ter algum vazamento oculto.
Teste em canos alimentados pela Sabesp
Feche o registro da parede, e abra a torneira que recebe água diretamente da concessionária, esperando o líquido sair por completo, e depois ponha um copo cheio na boca dessa torneira.
Se a água for sugada, pode ter algum vazamento nesses canos.
Teste em canos alimentados pela caixa d’água
Feche toda e qualquer torneira do imóvel, e não use água no período do teste, fechando bem a torneira da boia da caixa.
Marque o nível de água no reservatório, e após 1 hora se o nível baixar deve haver vazamentos ali.
Teste em tubulação embutida na parede
Para esse teste, é necessário saber por onde passam os canos por detrás das paredes, algo que pode ser verificado pela planta do imóvel.
Em seguida, dê batidas de leve em toda a extensão da parede, e se aparecer algum barulho como uma espécie de “oco” ou fofo, deve ter algum cano danificado naquele local.
Manchas escuras na superfície das paredes também indicam vazamentos ou infiltrações.
Teste do vaso sanitário
Aqui, jogue borra de café ou cinzas dentro do vaso, e o normal é que esse conteúdo fique depositado no fundo e não se mexa. Se não, deve ter algum vazamento na válvula de descarga ou em outra parte.
Lembrando que a Sabesp disponibiliza outros testes para garantir uma localização mais rápida dessas avarias, e se preciso solicitar os serviços de uma empresa de caça vazamentos.
Contas, faturas e descontos
No caso das contas emitidas pela Sabesp, assim como acontece com outras concessionárias de água, a fatura é emitida imediatamente após a leitura mensal do hidrômetro feita por funcionário identificado.
Esse leitura se refere ao ciclo de 1 mês dos 30 dias anteriores, e a cobrança é feita faixas de valores até determinada quantidade de consumo.
Contas, faturas e descontos
Quando vier uma conta alta pela Sabesp é necessário verificar se o problema se deve ao aumento de consumo, a vazamentos ocultos, ou mesmo em decorrência de tarifas novas. Também é importante solicitar conta em atraso para evitar cortes, além de parcelar faturas antigas. Importante ainda verificar todo mês o consumo no período de acordo com as tarifas.
Conta de água mais alta que o normal
Caso a conta mensal venha mais alta do que o normal, ou deve ter algum vazamento no imóvel, ou o hidrômetro pode estar com defeito (o que é mais raro).
Porém, esse aumento repentino também pode ser devido ao acréscimo de serviços extras solicitados à Sabesp anteriormente.
É possível destrinchar todas as cobranças da conta entrando em contato com a concessionária responsável, que no caso da Sabesp é pelo site dela ou no telefone 0800-055-0195.
Conta que está em atraso
Se o usuário notar que o funcionário da concessionária não veio fazer a leitura do hidrômetro no dia certo, e a conta vai atrasar, é importante entrar em contato com a concessionária para saber o que houve.
Até porque o atraso no pagamento pode acarretar no corte de abastecimento.
Além de informar qual o motivo do atraso na leitura, a Sabesp também disponibiliza o parcelamento das faturas que estejam em aberto.
Ou seja, há sempre possibilidades de evitar maiores problemas por atraso de pagamento, independente do motivo.
Segunda via de conta
Se por acaso o cliente perder a conta antes de conseguir fazer o pagamento dela é possível solicitar uma segunda via, seja pelo site da Sabesp, seja em pontos de atendimento presencial dela.
Para solicitar a segunda via pelo site é necessário informar o RGI (Registro Geral de Imóvel), que fica no canto superior de conta.
Segunda via parcelamento
Num parcelamento, pode ocorrer atraso no pagamento de uma determinada parcela, mas, a Sabesp, bem como outras concessionárias têm a política de fazer reparcelamentos quando necessário.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem solicitar o parcelamento de suas faturas em aberto, contanto que sejam até 12 meses antes do atraso, e com valor que não ultrapasse R$ 5.000,00.
Tanto o parcelamento, quando o reparcelamento das faturas pode ser feito no site da empresa ou nas unidades de atendimento presencial.
Desconto vazamento
Se um vazamento ocorrer do cavalete para fora do imóvel ou caso a avaria esteja no próprio hidrômetro por causa do término de sua vida útil, então, o conserto é de responsabilidade da Sabesp.
Fora isso, é possível ter desconto nas contas subsequentes caso elas venham mais altas do que o normal por causa desses problemas.
O desconto será concedido após o usuário se dirigir a algum dos postos de atendimento da Sabesp, com os seguintes documentos: laudo com a comprovação do problema, escritura da casa, documentos de identidade e as 6 contas anteriores.
Tarifas
As tarifas que a Sabesp e outras concessionárias adotam estão presentes em um conjunto de normas, cujos valores dependerão do tipo de imóvel e de quanto cada um gasta.
Os valores que são tabelados por consumo, por exemplo, são cobrados até 10 m3, de 11 m3 a 20 m3, e assim por diante.
Inclusive, a tabela de tarifas se encontra no site da Sabesp, existindo ainda a chamada tarifa social, que contempla usuários residenciais.
Essa cobrança mais barata é destinada a residências unifamiliares, habitações coletivas ou de risco e para pessoas desempregadas.
A solicitação da tarifa social deve ser feita diretamente no site da Sabesp.
Denúncia, emergência e telefones
Problemas de vazamento que sejam de responsabilidade da Sabesp ou problemas em hidrômetro precisam ser comunicados pelos números 0800-055-0195 e 195.
Denúncia, emergência e telefones
É possível fazer uma denúncia de vazamentos na rua cuja responsabilidade é da Sabesp, ligando para os números 0800-055-0195 e 195, sendo este último para casos emergenciais. Os números 0800-777-3700 e o 0800-016-0195 são para pessoas portadoras de necessidades especiais, ou da fala ou auditiva.
Denúncia de vazamentos
Nesse caso aqui, a denúncia se refere a vazamentos em imóveis vizinhos, especialmente, aqueles que estejam abandonados.
O usuário pode ligar para a Sabesp ou se comunicar via redes sociais, sem precisar se identificar, e fazer a reclamação.
Inclusive, a denúncia também pode ser por desperdício de água, no qual a Sabesp acionará os órgãos competentes para resolver a questão.
Emergência de vazamentos
Há outros casos, no entanto, em que o vazamento é uma emergência, como canos estourados na rua.
Para situações assim, o melhor é ligar diretamente para o 195 a fim de ter o problema sanado o mais rápido possível.
Outros telefones importantes
A Sabesp possui dois telefones que servem para as mais diversas funções, seja para fazer uma solicitação ou reclamação, que são 0800-055-0195 e 195, sendo o primeiro gratuito e para casos mais gerais, e que não sejam de emergência.
Já o195, além de ter esse caráter emergencial, é 24 horas por dia, enquanto que no outro número o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e no sábado, das 7h às 13h.
Há também o 0800-777-3700 e o 0800-016-0195, ambos para pessoas portadoras de necessidades especiais, ou da fala ou auditiva.
Ligeirinho Caça Vazamentos para emergências
Caso tenha vazamentos tanto no vizinho, quanto na rua ou no seu próprio imóvel, a recomendação é ligar para a Sabesp nos dois primeiros casos, e se a avaria for na sua casa ou apartamento, os técnicos e encanadores da Ligeirinho resolvem.
Com todos os equipamentos necessários, conseguimos detectar com precisão todas as avarias hidráulicas do local, fazendo um conserto definitivo de qualquer problema.
Também, se você localizou algum vazamento por meio desses testes, não se preocupe e chame os técnicos da Ligeirinho o quanto antes.
Eles vão aproveitar as informações preliminares que você teve com esses testes e procurar a localização de outras possíveis avarias para fazerem um trabalho completo.
Contratando os nossos serviços, nós temos como te ajudar!
FAQ: Sabesp vazamentos
-
Quantos municípios a Sabesp atende?
Atualmente são 375 municípios no estado de São Paulo.
-
Qual a função da Sabesp?
A Sabesp, assim como outras concessionárias ao redor do Brasil, faz o abastecimento de água tratada para a população da Região Metropolitana de São Paulo.
-
Que outros serviços além de abastecimento a Sabesp faz?
A Sabesp, fora o abastecimento de água desses locais, faz consultoria para o consumo racional de água, e planejamento e gestão comercial, financeira e operacional do setor hídrico.
-
Como a Sabesp orienta os usuários para o consumo racional de água?
Por meio de campanhas e dicas em seu site que mostram como evitar desperdícios de água, principalmente por conta de vazamentos.
-
A Sabesp tem parceria com o setor privado?
Sim, e essa parceria serve para prestar serviços de água e esgoto nos seguintes municípios: Mogi-mirim, Castilho, Andradina e Mairinque.
-
O que são perdas hídricas físicas?
As perdas físicas de água em concessórias se referem à água que não chegou a ser consumida pelos usuários por diversos motivos.
-
O que são perdas hídricas não-físicas?
Neste caso, as perdas ditas não físicas são aquelas onde a água é consumida pelos usuários, mas, não é devidamente contabilizada através dos hidrômetros.
-
Por que acontecem as perdas físicas de água?
Geralmente as perdas físicas de água estão diretamente ligadas à falhas na rede, como canos e tubulações com defeito, causando vazamentos, por exemplo.
-
Por que ocorrem as perdas não-físicas de água?
As perdas não-físicas de água, por sua vez, podem estar relacionadas com fraudes e ligações clandestinas, já que o consumo aconteceu, mas, não é devidamente contabilizado.
-
Como a Sabesp evita perdas de água?
A Sabesp, assim como outras concessionárias do ramo orientam os clientes a combaterem vazamentos, fornecendo dicas de como localizar essas avarias, além de combater ligações clandestinas que geram muito desperdício de água.
-
Como a Sabesp controla o abastecimento de água?
Através da localização e do conserto de problemas mecânicos nos canos e demais estruturas hidráulicas.
-
Para quê a Sabesp faz reformas estruturais em sua rede?
As reformas que a Sabesp e outras concessionárias de água fazem visam evitar vazamentos e avarias diversas, garantindo que não haja perdas, e que o fluxo de água seja o mais adequado possível.
-
Como o usuário da Sabesp pode ajuda no controle de abastecimento?
Por meio do combate a vazamentos e fazendo um uso racional de água no seu dia a dia.
-
Quando a manutenção da rede hidráulica é necessária para evitar perdas?
A partir do momento em que começarem a aparecerem sinais como manchas de umidade, torneiras e chuveiros pingando, ou se o imóvel nunca tiver passado por nenhum tipo de manutenção hidráulica antes.
-
Quais as redes hidráulicas são de responsabilidade da Sabesp e quais são do usuário?
É de responsabilidade da Sabesp as redes hidráulicas dos cavaletes para fora dos imóveis. Do cavalete para dentro do imóvel, a responsabilidade pela manutenção de canos e tubulações é do usuário ou dono do local
-
Quando é necessário trocar o hidrômetro?
A partir do momento em que a sua vida útil estiver próximo do fim, ou quando começar a dar defeitos por conta de peças gastas ou intempéries do tempo.
-
Como solicitar a troca do hidrômetro pela Sabesp?
A troca de um hidrômetro pela Sabesp deve ser solicitada por telefone, onde será marcado dia e horário para o serviço.
-
A troca do hidrômetro é paga?
Se o motivo da troca for por causa de desgaste do tempo, não, mas, se o defeito do hidrômetro tiver sido provocado por terceiros, é o usuário ou dono do imóvel que pagam pela substituição.
-
Como conservar o hidrômetro?
O hidrômetro precisa ser colocar longe da ação de vândalos, ou envolto em grande de proteção, além de ter um espaço fechado que impeça um pouco a ação da chuva e do sol.
-
Quais os problemas que um hidrômetro com defeito pode causar?
Um hidrômetro com defeito pode ser prejudicial, pois, pode não registrar o consumo no imóvel, ou contabilizar um uso que não teve, fazendo o usuário pagar a mais.
-
Quem é responsável por vazamentos de água na rua e dentro dos imóveis?
Do cavalete para a rua, a responsabilidade por manutenção e conserto de canos é da Sabesp, e do cavalete para dentro do imóvel, é o dono dele quem deve fazer esse tipo de serviço.
-
Como se comunicar com a Sabesp para reclamar de vazamentos?
Para reclamar de vazamentos na rua ou de vizinhos, a recomendação é ligar para a Sabesp pelos números: 0800-055-0195 e 195.
-
Quais os problemas que vazamentos nas estruturas da Sabesp podem causar?
Em geral, vazamentos na rua podem causar danos nas calçadas e no espaço como todo, provocando acidentes, e essas avarias podem comprometer a estrutura de imóveis, especialmente em prédios.
-
Como uma empresa de caça vazamentos ajuda no combate a essas avarias?
Uma empresa de caça vazamentos faz a detecção e o reparo de todas as avarias hidráulicas possíveis antes que elas se tornem maiores e mais graves com o tempo.
-
Qual a melhor forma de se prevenir de vazamentos de água?
A melhor prevenção a vazamentos é cuidar da rede hidráulica com manutenções periódicas e o conserto imediato de vazamentos.
-
Como saber se tem vazamentos através do hidrômetro?
Para saber se tem vazamentos pelo hidrômetro, deixe todos os registros abertos, fechando as torneiras, e não usando água por cerca de 1 hora. No começo do teste, anote a numeração do hidrômetro, e se depois desse tempo, ela mudar, ou os ponteiros tiverem se mexido, deve ter vazamentos ocultos no imóvel.
-
Como descobrir vazamentos em canos alimentados pela Sabesp?
Para saber de vazamentos em canos alimentados pela rede, feche o registro da parede, abrindo uma torneira qualquer que receba água diretamente da concessionária.
Espere o líquido sair, e depois ponha um copo cheio na boca dessa torneira. Se a água for sugada, é provável ter vazamento em algum desses canos.
-
Como saber se tem vazamento em vaso sanitário?
Para saber se tem vazamento no vaso sanitário, ou nesse sistema em geral, jogue um pouco de borra de café ou cinzas dentro do vaso, e se esse conteúdo de mexer, deve ter algum vazamento na válvula de descarga ou em outro mecanismo do vaso.
-
Como identificar vazamentos em canos embutidos nas paredes?
Primeiro, é preciso saber por onde passam os canos nas paredes, e depois dê leves batidas na extensão dela, e se aparecer algum barulho de “oco” ou fofo, deve ter algum cano danificado ali. Manchas de umidade também são indícios de vazamentos nas paredes.
-
Como saber se há vazamentos na caixa d’água?
Para saber de vazamentos na caixa d’água, feche todas as torneiras do local (incluindo da boia do reservatório) e não use água no período do teste. Marque o nível de água no local, e espere 1 hora. Se o nível baixar deve haver vazamento na caixa ou nos canos que a alimentam
-
Como evitar conta alta pela Sabesp?
Uma das formas mais eficazes de evitar conta alta no consumo de água é verificar se as instalações hidráulicas estão funcionando bem, e se há ou não algum vazamento no local.
-
Como pegar segunda via de conta Sabesp?
Para solicitar a segunda via de conta pela Sabesp, basta ir ao site da empresa e fazer a impressão da fatura com o número do registro. É possível também pegar a segunda via nos postos da Sabesp, munido de todos os documentos de identificação exigidos.
-
Como parcelar dívida com a Sabesp?
Para parcelar faturas em atraso pela Sabesp, a recomendação é fazer isso no próprio site da empresa ou se dirigir a um dos postos de atendimento, com documentos de identidade e as últimas contas emitidas.
-
Há desconto na conta Sabesp em caso de vazamento?
Não é certeza de ser concedido, mas, é possível tentar, indo a um dos postos de atendimento da Sabesp com um laudo técnico comprovando a existência do vazamento, e com todos os documentos de identificação necessários.
-
Como são cobradas as tarifas pela Sabesp?
As tarifas, não só da Sabesp, mas, de outras concessionárias de água são cobradas de acordo com a quantidade de metros cúbicos consumida, com valores fixos para cada uma, geralmente indo até 10 m3, de 11 m3 a 20 m3, e por aí vai
-
Como denunciar vazamentos na Sabesp?
O telefone da Sabesp para denúncias de vazamentos e outras informações é o 0800-055-0195.
-
Como informar emergência de vazamento para a Sabesp?
Para casos emergenciais, a recomendação é ligar para o número 195.
-
Quais telefones de contato especiais da Sabesp?
O 0800-777-3700 e o 0800-016-0195 são telefones especiais da Sabesp para pessoas portadoras de necessidades especiais, seja da fala ou mesmo auditiva.
-
Por que é importante ligar com rapidez para a Sabesp em caso de vazamentos?
Vazamentos podem se espalhar com muita facilidade, fazendo com que a avaria cause muitos danos e prejuízos se não for consertada com rapidez. Por isso, é importante ligar para a Sabesp o quanto antes em caso de vazamentos na rua
-
Se o vazamento for de responsabilidade do usuário, para onde ligar?
Neste caso, é preciso ligar para a sua empresa de caça vazamentos de confiança, especialmente se perceber que a avaria é mais grave do que se pensa, e precisa de um tratamento mais profissional.