Câmeras de infravermelho: tudo sobre

Um dos métodos menos invasivos usados por técnicos de caça vazamentos para localizar com mais precisão avarias hidráulicas é o de infravermelho, também chamado de termografia.

A câmera de infravermelho consegue detectar as mínimas variações de calor por detrás das construções em pisos, tetos, paredes e lajes, permitindo identificar pontos de umidade onde provavelmente existem vazamentos, garantindo assim um conserto mais rápido.

Câmeras de infravermelho: o que são?

O sistema de infravermelho para localização de vazamentos possui câmeras especiais que percebem e traduzem a radiação dos objetos em imagens térmicas.

Em outras palavras, conseguem detectar pontos onde a temperatura está menor por detrás da construção, muito provavelmente em decorrência de umidade provocada por vazamento.

Essa diferença na temperatura dentro das cavidades das paredes, piso ou tetos permitem ao operador ir ao ponto exato da avaria, que tende a ser mais uma infiltração na maior parte das vezes, sem a necessidade de fazer muito quebra-quebra nesses locais.

Câmeras de infravermelho: como funcionam?

As câmeras de infravermelho usam o princípio da termografia para localizar pontos com variações de temperatura na estrutura do imóvel.

Há um detector dentro da câmera que consegue captar as frequências luminosas que o olho humano não consegue ver, captando assim mudanças térmicas microscópicas na superfície dos locais.

Essas mudanças são apresentadas em uma tela de um dispositivo, com uma paleta de cores indicando os pontos com maior ou menor temperatura.

Em outras palavras, esse mecanismo funciona como uma espécie de Raio-X do encanamento.

Câmeras de infravermelho: aplicações e benefícios

A câmera de infravermelho pode ser usada, basicamente, na localização de vazamentos em:

  • No telhado
  • Em fundações
  • No porão
  • Em encanamentos
  • Na janela
  • Na chaminé
  • De águas subterrâneas
  • Já as vantagens desse sistema são praticamente as mesmas do Geofone, ou seja, uma localização mais precisa da origem da avaria, sem a necessidade de muito quebra-quebra, dando mais agilidade e economia ao serviço.

Nossos técnicos usam de todos os métodos para detectar avarias

Uma das vantagens de contratar os técnicos da Ligeirinho é que você terá acesso a um serviço completo, com diversos métodos de detecção e reparo de vazamentos de água, entre eles, o de infravermelho para detecção mais rápida.

Com experiência e a realização de outros testes, nossos profissionais usam o infravermelho para agilizar o serviço e prevenir o local contra desperdícios e danos estruturais.

Nós garantimos o melhor serviço!

FAQ: Câmeras de infravermelho: o que é e como funciona para caça vazamentos?

  • O que é uma câmera de infravermelho?

    São equipamentos que percebem e traduzem a radiação em imagens térmicas, detectando pontos com baixa temperatura, provavelmente em decorrência de umidade provocada por vazamento ou infiltração.

  • Como funciona a câmera de infravermelho?

    Dentro da câmera há um detector que capta frequências luminosas e mudanças térmicas microscópicas na superfície dos locais. Esses dados são apresentados na tela de um dispositivo, com paleta de cores mostrando os pontos com menor temperatura.

  • Em quais casos de vazamentos as câmeras de infravermelho são mais aplicadas?

    As câmeras de infravermelho são usadas no telhado, em fundações, no porão, em encanamentos, na janela, na chaminé e para a detecção de vazamentos em sistemas de águas subterrâneas.

  • Quais os benefícios da câmera de infravermelho?

    Assim como no Geofone, as câmeras de infravermelho impedem quebra-quebra desnecessário na alvenaria do imóvel, garantindo uma detecção mais rápida e um conserto mais preciso do vazamento.

  • É possível usar câmera de infravermelho por conta própria?

    Sim, mas, a recomendação é ter um técnico realizando esse procedimento, já que é necessário saber de princípios de termografia para manusear o equipamento a analisar seus resultados.




Avaliação: 4.8 Votos: 19