Causas de vazamentos
É importante ficar atento às principais causas de vazamentos hidráulicos para ter como prever possíveis avarias no futuro.
As causas de vazamentos podem ser por falhas físicas no encanamento (geralmente, por desgaste das peças), ou por problemas mecânicos, como atritos em canos e tubulações expostas. Há ainda a questão das falhas químicas, como componentes corrosivos jogados pela tubulação. A prevenção a essas avarias pode ser feita a partir desses cuidados.
Falhas físicas
Entres as causas mais prováveis de vazamentos, estão as falhas físicas, ou seja, problemas estruturais que ocorrem com bastante frequência nos encanamentos dos imóveis.
Os motivos que levam a esse tipo de falha podem ser dilatações ou contrações devido a temperaturas muito altas ou baixas.
Ou seja, um dos grandes “inimigos” de qualquer tubulação, por mais resistente que seja, são as mudanças climáticas.
Porém, a passagem de substâncias muito quentes ou demasiadamente frias pelos canos também provocam avarias com o tempo.
A solução mais adequada seria usar tubulações que tenham bastante resistência a esses fatores externos, garantindo que não se deteriorem com facilidade.
Falhas químicas
Uma das causas de vazamentos por falhas químicas mais comuns é justamente a que ocorre por componentes corrosivos.
Solventes de tinta jogados pelo ralo, por exemplo, podem provocar essas avarias, da mesma forma que a própria água, se estiver poluída, tende a corroer canos com o passar do tempo.
A poluição ambiental é outro fato que leva às falhas químicas na rede, como ar com vapores poluídos e até chuva ácida.
Há também o problema dos canos perderem, com o passar do tempo, sua proteção galvânica.
Soldas, parafusos, porcas e emendas também vão se desgastando e perdendo sua função com os anos.
Mais uma vez, a forma de evitar isso é garantindo que as tubulações usadas sejam resistentes a materiais químicos corrosivos.
Falhas mecânicas
Essas causas de vazamentos são provocadas por pancadas, atritos ou tensões nas tubulações.
O problema ocorre tanto por conta de materiais abrasivos, como por falhas estruturais, além do deslocamento natural do alicerce com o passar dos anos.
Por isso as instalações dos encanamentos precisam ser feitas com bastante cuidado para evitar que fiquem expostas e sujeitas a danos.
Tubulações antigas
Há aproximadamente 30 anos atrás, os canos de tubulações hidráulicas eram feitos de ferro fundido e galvanizado, e que tende a se oxidar com o passar do tempo
Com isso, pode ocorrer a obstrução da água, ocorrendo corrosão e diminuição da vazão, aumentando a pressão, o que pode causar danos bem sérios nesses canos.
Por isso, é importante fazer a substituição de encanamentos antigos sempre que possível, preferencialmente, por aqueles feitos de polietileno de alta densidade (as chamadas PEAD).
Pressão alta
Vazamentos também ocorrem por causa de pressão muito alta nos encanamentos, provocada por obstruções internas, ou até mesmo por congelamento da água.
Raízes de árvores também podem causar alta pressão em encanamentos, pressionando tubos e diminuindo o seu diâmetro.
Além disso, regiões nas quais o abastecimento é escasso, do tipo faltar água 2 ou 3 vezes na semana, apresentam esse tipo de problema.
Pressão alta, em longo prazo, causa rachaduras nos canos, e o modo de se prevenir disso é usando encanamentos resistentes.
Instalações incorretas
Também é comum que causas de vazamentos ocorram em decorrência de instalações feitas de maneira inadequada no imóvel.
Além disso, deslocamentos ou a movimentação de canos são outros pontos que podem levar a avarias hidráulicas.
Isso acontece por causa de um aspecto bem simples: o terreno onde o imóvel está construído vai, ao longo do tempo, passar por mudanças devido às variações de temperatura principalmente.
- Por conta disso, as funções do local deslocam e afundam, levando os canos junto, provocando avarias.
Falhas na construção e reformas
Falhas na construção são uma das causas mais comuns para vazamentos, e muitas vezes isso se dá pelo uso de materiais de má qualidade.
Peças que não sejam do mesmo tipo ou marca também provocam danos, pois, o encaixe fica imperfeito e pode provocar vazamentos com muita facilidade.
Uma simples reforma é outro fator que pode gerar vazamentos.
Por isso, é importante contratar profissionais qualificados, sabendo exatamente onde se encontram os encanamentos no imóvel.
Mas, também pequenas reformas ou até mesmo um simples furo na parede para colocar um quadro pode causar vazamentos.
Ou seja, é necessário saber a localização dos canos para evitar esse tipo de transtorno.
Agora, veja quais os principais tipos de avarias que podem surgir em seu imóvel.
Na dúvida, não deixe de contatar a Ligeirinho
Para evitar vazamentos de água é preciso tomar certos cuidados com falhas que podem acontecer a qualquer momento, como problemas físicos e mecânicos também.
Mas, mesmo com esses cuidados, caso apareçam avarias, não hesite em chamar os nossos técnicos profissionais, que irão detectar e consertar até os mais difíceis e profundos vazamentos em qualquer imóvel.
Além disso, eles emitem laudo e garantia, fazendo um trabalho completo.