Como detectar vazamento sem aparelhos?

A detecção de avarias hidráulicas sem aparelhos ajuda a adiantar o conserto desses problemas.

Vazamentos que surgem no chão, nas tubulações, em paredes, tetos, lajes e no banheiro são comuns, e podem se manifestar por meio de poças de água que não secam no local, bem como manchas de umidade, mofo e bolor, além de rejuntes úmidos ou manchados, além de goteiras e outros sinais claros.

Detecção no chão

Primeiramente, tente escutar a diferença de sons no ambiente onde você suspeita que tenha problemas de vazamento, pois, às vezes, surge um som de água escorrendo, ou com barulho de piso “oco”.

Verifique também se existe alguma parte que fica “suspensa”, devido à argamassa ser removida aos poucos, ou vá batendo nessas partes do piso onde acha que existe esse problema, verificando se o som fica “oco” ou “fofo”.

Rejuntes do piso parecer úmidos ou manchados também são sinais de possíveis vazamentos no chão.

Detecção na tubulação

Em boa parte dos casos de vazamentos em tubulações em geral, um dos primeiros indícios é quando os ponteiros do hidrômetro estão girando mais rápido que o normal, ou giram sem consumo.

O problema pode ser de vazamento, ou de defeito no próprio hidrômetro, o que pode gerar conta alta nos próximos meses.

O primeiro teste para localizara vazamentos na tubulação sem aparelhos é desligar todas as torneiras, não usar água, e anotar a numeração do hidrômetro. Depois de 1 hora, se a numeração estiver alterada, é porque deve haver vazamentos na tubulação.

Para a tubulação alimentada pela caixa d’água não use água por 1 hora, feche a torneira da boia e veja se o nível da caixa baixou.

E, para detectar vazamentos na tubulação da piscina, encha-a no nível normal, coloque um balde com água dela até 5 cm da borda, deixando-o dentro da piscina sem que as águas se toquem. Depois de 24 horas, se o nível da piscina for menor, há vazamentos no local.

Detecção nas paredes

Pontos de umidade com defeitos na tinta, por exemplo, são sinais claros de que pode ter problemas de vazamento naquela região.

Porém, se as paredes tiverem azulejo, como em cozinhas e banheiros, é quase impossível fazer essa verificação a olho nu, pois, quando essa parte fica esverdeada por conta da umidade, o problema é antigo.

É possível também dar batidas na extensão onde se sabe que tem uma tubulação, e se surgir um som “oco” ou ”fofo”, tem vazamento ali.

Detecção em tetos e lajes

Se o vazamento for pequeno, aparecerão pontos descoloridos bem pequenos ou que tenham mofo, flacidez ou goteiras.

Se a avaria for muito grande, a água estará vazando do desse local para o chão, ou de algum buraco visível por onde ela possa estar passando.

A recomendação é localizar vazamento no teto rapidamente para tomar medidas urgentes.

Um teto sucessivamente danificado por vazamentos pode ser um risco à segurança dos moradores do local, já que isso tem a ver diretamente com a estrutura do imóvel.

Detecções em banheiro

O excesso de umidade nos rejuntes durante o uso do chuveiro é indicativo de vazamento.

Pequenas poças de água no chão, ou ao redor da torneira também são sinais desse problema, bem como se esta última está pingando direto.

Problemas no vaso sanitário também ocorrem com certa frequência, e para encontrar alguma avaria sem a ajuda de aparelhos, é simples.

Se o vaso é daqueles com caixa acoplada, tente identificar o vazamento pelo som, tirando a tampa do local e escutando se há um som sibilante.

Contudo, se o vaso for daqueles convencionais, jogue um pouco de borra de café dentro dele, e se ela ficar depositada no fundo do vaso, está tudo certo, mas, se mexer, então, existe vazamento ali.

Em se tratando de chuveiros, indícios de avarias acontecem quando eles começam a pingar, o que pode ser uma peça com defeito devido ao consumo constante.

A Ligeirinho está aqui para lhe ajudar a consertar vazamentos nos pisos

Assim que perceber qualquer sinal de avarias hidráulicas sem ter usado aparelho nenhum, chame os nossos técnicos imediatamente para fazer o conserto.

Seja no chão, nas paredes, nos tetos ou lajes, em banheiros, ou piscinas, nossos profissionais garantem um trabalho sem quebra-quebra, e da com um reparo bastante definitivo.

Estamos sempre prontos a atender no que for necessário!

FAQ: Como detectar vazamento de água sem aparelhos?

  • Quais os sinais de vazamentos no chão?

    Vazamentos em pisos geralmente se mostram com manchas de umidade e bolor, especialmente nos rejuntes, ou, ao bater na extensão da tubulação no chão o som ficar meio “oco” ou fofo.

  • Quais as tubulações mais frágeis de um imóvel?

    Em geral, as tubulações mais frágeis são as que ficam expostas, ou que nunca passaram por manutenção ao longo dos anos.

  • Quais sinais claros de vazamentos na parede que não precisam de identificação por aparelhos?

    Entre os indícios mais claros de vazamentos na parede estão manchas esverdeadas nos azulejos, e descoloração da tinta, além de manchas de mofo e bolor.

  • Quais os sinais de vazamentos em tetos?

    Sinais de avarias hidráulicas no teto aparecem em pontos descoloridos na superfície do local, bem como a existência de mofo, flacidez ou goteiras, especialmente em épocas de chuvas.

  • Quais os sinais de vazamentos no banheiro?

    Sinais de vazamentos em banheiros incluem manchas de mofo na parede ou no teto, excesso de umidade nos rejuntes durante o uso do chuveiro e pequenas poças de água no chão, ou ao redor da torneira.




Avaliação: 4 Votos: 36