Contas, faturas e descontos
No caso das contas emitidas pela Sabesp, assim como acontece com outras concessionárias de água, a fatura é emitida imediatamente após a leitura mensal do hidrômetro feita por funcionário identificado.
Esse leitura se refere ao ciclo de 1 mês dos 30 dias anteriores, e a cobrança é feita faixas de valores até determinada quantidade de consumo.
Quando vier uma conta alta pela Sabesp é necessário verificar se o problema se deve ao aumento de consumo, a vazamentos ocultos, ou mesmo em decorrência de tarifas novas. Também é importante solicitar conta em atraso para evitar cortes, além de parcelar faturas antigas. Importante ainda verificar todo mês o consumo no período de acordo com as tarifas.
Conta de água mais alta que o normal
Caso a conta mensal venha mais alta do que o normal, ou deve ter algum vazamento no imóvel, ou o hidrômetro pode estar com defeito (o que é mais raro).
Porém, esse aumento repentino também pode ser devido ao acréscimo de serviços extras solicitados à Sabesp anteriormente.
É possível destrinchar todas as cobranças da conta entrando em contato com a concessionária responsável, que no caso da Sabesp é pelo site dela ou no telefone 0800-055-0195.
Conta que está em atraso
Se o usuário notar que o funcionário da concessionária não veio fazer a leitura do hidrômetro no dia certo, e a conta vai atrasar, é importante entrar em contato com a concessionária para saber o que houve.
Até porque o atraso no pagamento pode acarretar no corte de abastecimento.
Além de informar qual o motivo do atraso na leitura, a Sabesp também disponibiliza o parcelamento das faturas que estejam em aberto.
Ou seja, há sempre possibilidades de evitar maiores problemas por atraso de pagamento, independente do motivo.
Segunda via de conta
Se por acaso o cliente perder a conta antes de conseguir fazer o pagamento dela é possível solicitar uma segunda via, seja pelo site da Sabesp, seja em pontos de atendimento presencial dela.
Para solicitar a segunda via pelo site é necessário informar o RGI (Registro Geral de Imóvel), que fica no canto superior de conta.
Segunda via parcelamento
Num parcelamento, pode ocorrer atraso no pagamento de uma determinada parcela, mas, a Sabesp, bem como outras concessionárias têm a política de fazer reparcelamentos quando necessário.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem solicitar o parcelamento de suas faturas em aberto, contanto que sejam até 12 meses antes do atraso, e com valor que não ultrapasse R$ 5.000,00.
Tanto o parcelamento, quando o reparcelamento das faturas pode ser feito no site da empresa ou nas unidades de atendimento presencial.
Desconto vazamento
Se um vazamento ocorrer do cavalete para fora do imóvel ou caso a avaria esteja no próprio hidrômetro por causa do término de sua vida útil, então, o conserto é de responsabilidade da Sabesp.
Fora isso, é possível ter desconto nas contas subsequentes caso elas venham mais altas do que o normal por causa desses problemas.
O desconto será concedido após o usuário se dirigir a algum dos postos de atendimento da Sabesp, com os seguintes documentos: laudo com a comprovação do problema, escritura da casa, documentos de identidade e as 6 contas anteriores.
Tarifas
As tarifas que a Sabesp e outras concessionárias adotam estão presentes em um conjunto de normas, cujos valores dependerão do tipo de imóvel e de quanto cada um gasta.
Os valores que são tabelados por consumo, por exemplo, são cobrados até 10 m3, de 11 m3 a 20 m3, e assim por diante.
Inclusive, a tabela de tarifas se encontra no site da Sabesp, existindo ainda a chamada tarifa social, que contempla usuários residenciais.
Essa cobrança mais barata é destinada a residências unifamiliares, habitações coletivas ou de risco e para pessoas desempregadas.
A solicitação da tarifa social deve ser feita diretamente no site da Sabesp.
Outra forma de ter conta barata é resolvendo vazamentos com a Ligeirinho
Para garantir que você não tenha problema de conta alta por causa de vazamento, o ideal é localizar e consertar esse tipo de avaria o quanto antes. E, isso é possível graças aos nossos técnicos.
Eles realizam um trabalho rápido, seguro e eficiente para localizar o vazamento o mais rápido possível, evitando desperdícios que podem gerar aumento de conta no futuro.
Conte conosco!