Contas, faturas e descontos

No caso das contas emitidas pela Sabesp, assim como acontece com outras concessionárias de água, a fatura é emitida imediatamente após a leitura mensal do hidrômetro feita por funcionário identificado.

Esse leitura se refere ao ciclo de 1 mês dos 30 dias anteriores, e a cobrança é feita faixas de valores até determinada quantidade de consumo.

Quando vier uma conta alta pela Sabesp é necessário verificar se o problema se deve ao aumento de consumo, a vazamentos ocultos, ou mesmo em decorrência de tarifas novas. Também é importante solicitar conta em atraso para evitar cortes, além de parcelar faturas antigas. Importante ainda verificar todo mês o consumo no período de acordo com as tarifas.

Conta de água mais alta que o normal

Caso a conta mensal venha mais alta do que o normal, ou deve ter algum vazamento no imóvel, ou o hidrômetro pode estar com defeito (o que é mais raro).

Porém, esse aumento repentino também pode ser devido ao acréscimo de serviços extras solicitados à Sabesp anteriormente.

É possível destrinchar todas as cobranças da conta entrando em contato com a concessionária responsável, que no caso da Sabesp é pelo site dela ou no telefone 0800-055-0195.

Conta que está em atraso

Se o usuário notar que o funcionário da concessionária não veio fazer a leitura do hidrômetro no dia certo, e a conta vai atrasar, é importante entrar em contato com a concessionária para saber o que houve.

Até porque o atraso no pagamento pode acarretar no corte de abastecimento.

Além de informar qual o motivo do atraso na leitura, a Sabesp também disponibiliza o parcelamento das faturas que estejam em aberto.

Ou seja, há sempre possibilidades de evitar maiores problemas por atraso de pagamento, independente do motivo.

Segunda via de conta

Se por acaso o cliente perder a conta antes de conseguir fazer o pagamento dela é possível solicitar uma segunda via, seja pelo site da Sabesp, seja em pontos de atendimento presencial dela.

Para solicitar a segunda via pelo site é necessário informar o RGI (Registro Geral de Imóvel), que fica no canto superior de conta.

Segunda via parcelamento

Num parcelamento, pode ocorrer atraso no pagamento de uma determinada parcela, mas, a Sabesp, bem como outras concessionárias têm a política de fazer reparcelamentos quando necessário.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem solicitar o parcelamento de suas faturas em aberto, contanto que sejam até 12 meses antes do atraso, e com valor que não ultrapasse R$ 5.000,00.

Tanto o parcelamento, quando o reparcelamento das faturas pode ser feito no site da empresa ou nas unidades de atendimento presencial.

Desconto vazamento

Se um vazamento ocorrer do cavalete para fora do imóvel ou caso a avaria esteja no próprio hidrômetro por causa do término de sua vida útil, então, o conserto é de responsabilidade da Sabesp.

Fora isso, é possível ter desconto nas contas subsequentes caso elas venham mais altas do que o normal por causa desses problemas.

O desconto será concedido após o usuário se dirigir a algum dos postos de atendimento da Sabesp, com os seguintes documentos: laudo com a comprovação do problema, escritura da casa, documentos de identidade e as 6 contas anteriores.

Tarifas

As tarifas que a Sabesp e outras concessionárias adotam estão presentes em um conjunto de normas, cujos valores dependerão do tipo de imóvel e de quanto cada um gasta.

Os valores que são tabelados por consumo, por exemplo, são cobrados até 10 m3, de 11 m3 a 20 m3, e assim por diante.

Inclusive, a tabela de tarifas se encontra no site da Sabesp, existindo ainda a chamada tarifa social, que contempla usuários residenciais.

Essa cobrança mais barata é destinada a residências unifamiliares, habitações coletivas ou de risco e para pessoas desempregadas.

A solicitação da tarifa social deve ser feita diretamente no site da Sabesp.

Outra forma de ter conta barata é resolvendo vazamentos com a Ligeirinho

Para garantir que você não tenha problema de conta alta por causa de vazamento, o ideal é localizar e consertar esse tipo de avaria o quanto antes. E, isso é possível graças aos nossos técnicos.

Eles realizam um trabalho rápido, seguro e eficiente para localizar o vazamento o mais rápido possível, evitando desperdícios que podem gerar aumento de conta no futuro.

Conte conosco!

FAQ: Contas, faturas e descontos nas contas de água da Sabesp

  • Como evitar conta alta pela Sabesp?

    Uma das formas mais eficazes de evitar conta alta no consumo de água é verificar se as instalações hidráulicas estão funcionando bem, e se há ou não algum vazamento no local.

  • Como pegar segunda via de conta Sabesp?

    Para solicitar a segunda via de conta pela Sabesp, basta ir ao site da empresa e fazer a impressão da fatura com o número do registro. É possível também pegar a segunda via nos postos da Sabesp, munido de todos os documentos de identificação exigidos.

  • Como parcelar dívida com a Sabesp?

    Para parcelar faturas em atraso pela Sabesp, a recomendação é fazer isso no próprio site da empresa ou se dirigir a um dos postos de atendimento, com documentos de identidade e as últimas contas emitidas.

  • Há desconto na conta Sabesp em caso de vazamento?

    Não é certeza de ser concedido, mas, é possível tentar, indo a um dos postos de atendimento da Sabesp com um laudo técnico comprovando a existência do vazamento, e com todos os documentos de identificação necessários.

  • Como são cobradas as tarifas pela Sabesp?

    As tarifas, não só da Sabesp, mas, de outras concessionárias de água são cobradas de acordo com a quantidade de metros cúbicos consumida, com valores fixos para cada uma, geralmente indo até 10 m3, de 11 m3 a 20 m3, e por aí vai.




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