Detecção de vazamentos através do hidrômetro

É possível localizar muitos vazamentos somente através do hidrômetro, ou, pelo menos, saber da existência da avaria.

Para localizar vazamentos de água por meio do hidrômetro é bem simples, bastando desligar todas as torneiras do local e não usar água, e se o hidrômetro continuar funcionando deve ter alguma avaria no local. Há outros testes que ajudam a detectar essas avarias, incluindo saber se os canos estão com obstrução, o que pode causar vazamentos.

Como detectar vazamentos pelo hidrômetro?

Em boa parte dos vazamentos, um dos primeiros indícios é quando os ponteiros do hidrômetro estão girando mais rápido que o normal, ou simplesmente estão se mexendo sem haver consumo algum de água naquele momento.

Isso denota, na maior parte dos casos, que deve estar havendo um consumo excessivo nas tubulações, podendo ser u m vazamento que precisa de detecção e reparo imediatos.

Pra ter certeza do vazamento, existe um teste simples: desligue todas as torneiras e não use nada que consuma água na casa, anotando a numeração do hidrômetro.

  • Depois de cerca de 1 hora, se a numeração estiver alterada, é porque deve haver vazamentos na tubulação da residência.
  • Esse, inclusive, é um dos benefícios do hidrômetro: um meio a mais de encontrar vazamentos em imóveis.

Outros testes para localização de vazamentos

No método anterior não dá para saber se há vazamentos por canos alimentados pela caixa d’água.

Para isso, existe outro teste bem simples, que consiste em não usar água por 1 hora, feche a torneira da boia e ver se o nível da caixa baixou ou não.

Caso se trate de uma tubulação que está embutida na parede, o teste ideal é o das batidas, batendo por toda a extensão da encanação, e procurando um som diferente.

E, finalmente, para detectar vazamentos na tubulação da piscina, é só enchê-la no nível normal, colocar um balde com água dela até 5 cm da borda, deixando o balde dentro da piscina sem que as águas se toquem.

Depois de 24 horas, se o nível da piscina for menor, há vazamentos ali.

Há casos ainda de obstrução de canos, provocando danos neles, o que pode fazer o consumo ser contabilizado de maneira errada.

Contratar uma desentupidora resolve isso de maneira simples.

Ou seja, o hidrômetro é um aparelho importante para a detecção de vazamentos, mas, não deve ser o único indicativo.

Para uma detecção imediata de vazamentos, a Ligeirinho resolve

Existem alguns testes para detectar vazamentos com mais facilidade, mas, se mesmo depois deles, você ainda perceber que existem outros locais do imóvel com avarias, então contrate os nossos serviços.

De maneira rápida e segura, os nossos técnicos e encanadores poderão resolver com facilidade qualquer avaria, sem quebra-quebra e com muita economia, acredite!

FAQ: Detecção de vazamentos através do hidrômetro

  • Quais indícios de vazamentos que aparecem no hidrômetro?

    Geralmente quando o hidrômetro fica funcionando (ou girando] sem consumo aparente de água, então, é possível ter vazamentos no imóvel.

  • Que testes fazer no hidrômetro para detectar vazamentos?

    Desligue as torneiras do imóvel e não use nada que consuma água na casa no local, anotando a numeração que aparece no hidrômetro. Depois de 1 hora, se os números tiverem mudado, deve haver vazamentos na tubulação da residência.

  • Que teste fazer para a localização de vazamentos em tubulações embutidas na parede?

    Nesse caso, o teste ideal é o das batidas, batendo por toda a extensão da encanação, e procurando um som diferente, como algo fofo ou oco, o que indica, provavelmente, algum foco de infiltração.

  • Canos obstruídos podem causar vazamentos detectados pelo hidrômetro?

    Sim, pois, o entupimento de canos, com o passar do tempo, podem provocar furos ou fissuras nos canos, fazendo com que apareçam vazamentos que podem ser detectados pelo hidrômetro.

  • Que teste fazer para a detecção de vazamentos em piscinas?

    Encha a piscina no nível normal, coloque um balde com água dela até 5 cm da borda, e deixe o recipiente dentro da piscina sem que as águas se toquem. Depois de 24 horas ou mais, se o nível da piscina for menor, há algum vazamento na estrutura dela.




Avaliação: 4.2 Votos: 35