O que é e como funciona a caixa d’água?
Uma caixa d’água garante a reserva de água em qualquer imóvel por um determinado período de tempo, sendo um dos itens hidráulicos mais importantes para se ter em casas, apartamentos, ou qualquer outro local.
A caixa d’água funciona como um reservatório de água que pode guardar muitos litros de água de uma vez só para uso geral no imóvel, com peças e mecanismos como boia (que impede o transbordamento do reservatório) e local de entra e saídas de água por meio de tubulações que se ligam a outros ambientes do lugar.
Definição de caixa d’água
Uma caixa d’água é, basicamente, um grande reservatório de água que impede que o usuário precise depender da rua para consumo diário.
Em geral, uma caixa d’água pode ser útil para diversas construções e ambientes, como casas, apartamentos, comércios e indústrias, além de servir para atividades agrícolas e pecuárias também.
Mas, na maior parte das vezes, o uso é básico nos imóveis, como lavar mãos, louça, roupa, banho e descarga no banheiro.
Como a caixa d’água, na maior parte das vezes, possui mais de 500 litros, a sua reserva é feita por um tempo prolongado, e, a depender da quantidade de moradores e frequentadores do local, o consumo de água só por esse reservatório por ser duradouro.
Funcionamento básico de uma caixa d’água
A caixa d’água é um reservatório central que possui encanamentos ligados a ela que transportam a água dela para diversos pontos do imóvel, tendo um cano principal que recebe o abastecimento da rua por meio de concessionárias como a Sabesp.
O fluxo dessa água é fechado por meio de um registro, e para evitar o transbordamento do espaço existe um mecanismo chamado de boia, que, ao ser empurrado para baixo, fecha a entrada de água da caixa.
A entrada do cano de abastecimento fica na parte superior da caixa, bem ao lado da boia, pois, o enchimento funciona por gravidade.
Fora a boia, há o que chamamos de “ladrão” (ou extravasor), que é um mecanismo que controla a pressão da água na caixa, ficando no nível superior do reservatório, e escoando a água que passa desse limite.
Porém, a boia ainda é melhor que o extravasor, pois, evita desperdícios de água, e com ela é possível encher a caixa sem ficar vigiando o local.
Regulação da pressão da boia
Para garantir o bom funcionamento da caixa d’água no imóvel, é preciso que a boia esteja regulada.
Para isso, primeiramente, o usuário pode fazer a instalação de uma boia de alta pressão, que ajuda equilibrar o fluxo de água pata que o reservatório encha com mais tranquilidade.
Há ainda a possibilidade de colocar um regulador próprio para pressão, que possui uma válvula com o objetivo de diminuir a pressão, fazendo com que o reservatório encha no tempo normal.
Isso vai evitar danos ao local, e também prevenir uma série de desperdícios no futuro.
Para garantir que algum vazamento na caixa d’água seja resolvido de imediato, uma das melhores alternativas é ligar para os técnicos da Ligeirinho, que fazem um trabalho rápido e seguro.
Com equipamentos modernos, eles detectam e consertam todos os tipos de avarias nesse reservatório, e só quebram estruturas como paredes quando é necessário.
Portanto, fique atento e nos chame assim que precisar!