Perdas hídricas no abastecimento da Sabesp

Em geral, a Sabesp e outras concessionárias realizam um cálculo para saber qual a quantidade de perda de água que as cidades sofrem.

Essa equação, basicamente, é a diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros.

Já a classificação dessas perdas se dá de duas maneiras

As perdas hídricas de uma concessionária de água como a Sabesp podem ser divididas entre físicas e não físicas, sendo as primeiras se referindo aquela que não chegou a ser consumida pelo usuário por motivo de vazamentos e outras avarias nas tubulações.

Perdas físicas (ou reais)

Nesse caso, as perdas em si se referem à água que não chegou, sequer, a ser consumida pelos usuários.

Isso pode ter origem em vários problemas distintos, sendo os mais comuns os vazamentos.

Essas avarias, por sua vez, acontecem por motivos variados, como os desgastes de canos e tubulações em geral, ou por conta de danos causados em decorrência de reformas e outras questões.

Lembrando que esses vazamentos podem ser visíveis ou não, e sendo ocultos, é preciso ficar atento a sinais como manchas em pisos, tetos e paredes para chamar encanadores o quanto antes.

Ou no caso dessas avarias serem de responsabilidade da Sabesp, é se comunicar rapidamente com a empresa para providenciar o conserto, como avarias em pavimentos e calçadas, do hidrômetro para fora.

Perdas não físicas (ou aparentes)

Já essas perdas aqui possuem uma característica diferente, pois, elas se referem à água consumida pelos usuários, mas, devido a algum problema, não foi contabilizada pelos hidrômetros.

Em geral, esses problemas se referem a irregularidades, como fraudes e ligações de origem clandestina, o que é crime, é bom salientar.

Além disso, problemas no hidrômetro que o usuário ainda não percebeu também podem causar esse tipo de perda.

Diante disso, podemos dizer que a perda de água está relacionada a dois fatores distintos: falhas na infraestrutura (seja a responsabilidade da Sabesp ou do usuário) e problemas operacionais.

Para evitar perdas com vazamentos, chame a Ligeirinho imediatamente

As perdas de água causam um prejuízo imenso, não apenas para os usuários individualmente, mas, pra todos em geral. Por isso, se notar alguma perda física em seu imóvel, ou seja, água que está se perdendo por aí, chame os nossos técnicos, que pode ser vazamento.

Com muita rapidez, nossos profissionais detectam o ponto específico do problema, e fazem o conserto da avaria de com segurança e sem muito quebra-quebra.

Garanta já esses benefícios!

FAQ: Perdas hídricas no abastecimento da Sabesp

  • O que são perdas hídricas físicas?

    As perdas físicas de água em concessórias se referem à água que não chegou a ser consumida pelos usuários por diversos motivos.

  • O que são perdas hídricas não-físicas?

    Neste caso, as perdas ditas não físicas são aquelas onde a água é consumida pelos usuários, mas, não é devidamente contabilizada através dos hidrômetros.

  • Por que acontecem as perdas físicas de água?

    Geralmente as perdas físicas de água estão diretamente ligadas à falhas na rede, como canos e tubulações com defeito, causando vazamentos, por exemplo.

  • Por que ocorrem as perdas não-físicas de água?

    As perdas não-físicas de água, por sua vez, podem estar relacionadas com fraudes e ligações clandestinas, já que o consumo aconteceu, mas, não é devidamente contabilizado.

  • Como a Sabesp evita perdas de água?

    A Sabesp, assim como outras concessionárias do ramo orientam os clientes a combaterem vazamentos, fornecendo dicas de como localizar essas avarias, além de combater ligações clandestinas que geram muito desperdício de água.




Avaliação: 4.9 Votos: 32