Principais pontos de vazamentos
Para facilitar o processo de localização e reparo de vazamentos de água, é importante também ficar atento a alguns pontos específicos onde mais ocorrem falhas.
Há muitos pontos de casas, apartamentos, comércios, indústrias e outros imóveis onde vazamentos são mais comuns, como em vasos sanitários, torneiras e estruturas com canos embutidos. Também há alguns testes nesses locais para localizar mais facilmente avarias, como o da caixa d’água e em torneiras abastecidas diretamente da rua.
Caixa d’água
A origem de muitos vazamentos reside justamente na caixa d’água, principalmente se faz tempo que não teve manutenção nela (algo que deve ser feito a cada 6 meses).
Para garantir que você faça uma detecção mais precisa do problema, feche o registro de saída da caixa, fechando a torneira da boia.
Marque o nível da água no local, e espere cerca de 1 hora, sem fazer uso de nada, como vasos sanitários e máquinas de lavar roupas.
Depois desse tempo, se esse nível diminuiu, então, deve haver algum vazamento nas tubulações da caixa d’água, ou no próprio reservatório.
Vasos sanitários
Um local que acontecem muitos vazamentos é no vaso sanitário, seja na base da peça em si, seja na válvula de descarga, ou em outro componente da caixa (sendo ela acoplada ou não).
Para detectar vazamentos nesse local específico é bem simples: seque completamente a louça do vaso, e faça um risco com tinta na área seca, logo acima da água.
- Depois de uns 30 minutos, se a água subiu e tiver coberto a tinta tem algum vazamento ali.
- Lembre-se de usar luvas de borracha por uma questão de higiene.
- Você também pode jogar um pouco de borra de café no vaso, e verifique se ele ficou depositado no fundo do vaso.
- Caso a borra do café se mexa, significa que há vazamento.
- Se a bacia tiver saída da descarga na parte de trás, na direção da parede, esvazie a água dali.
- Caso a bacia volte a acumular água depois disso, é sinal claro de vazamento, ou no vaso sanitário ou na válvula de descarga.
Piscinas
Mesmo que não sejam muito comuns, podem acontecer vazamentos em piscinas também.
Para detectar avarias nesse local, marque o nível de água atual com uma fita, e espere 24 horas.
Se o tempo tiver transcorrido em condições normais, a piscina não deve ter perdido mais do que meio milímetro de água.
Outro teste é do balde.
Em um dos degraus da piscina, coloque um balde com uma pedra dentro para fixá-lo. Depois ponha água nele no mesmo nível que se encontra na piscina, e faça marcações no balde e nela.
Aguarde 24 horas, e se o nível da piscina baixou mais que o nível do balde, deve haver vazamentos ali.
Pontos de umidade
Outro aspecto importante para detectar vazamentos de água com mais facilidade é verificando se existem pontos de umidade em paredes, pisos e tetos.
Geralmente esses pontos são decorrentes de vazamentos ocultos em canos embutidos nesses locais, ou mesmo devido a infiltrações provocadas por água da chuva.
Assim que perceber algum local com umidade no imóvel, fique atento.
Entradas de água (inclusive as externas)
Algumas mangueiras e torneiras do local podem ser abastecidas sem serem por intermédio da caixa d’água.
Assim, recebem o volume diretamente da área externa do imóvel.
A recomendação é procurar a concessionária de abastecimento da região (como a Sabesp, por exemplo) para receber as devidas orientações caso desconfie de vazamentos nesses locais.
Um bom teste para fazer neste caso é encher um copo de água, fechar o registro, e abrir uma torneira.
Espere até que toda a água escorra, e coloque o copo na boca dessa torneira. Se ela sugar a água, há vazamentos na rede externa.
Agora, vamos mostrar como detectar vazamentos em outros locais.
Na dúvida, não hesite: contrate os nossos serviços
A Ligeirinho caça vazamentos tem o compromisso de fazer a detecção das mais diversas avarias hidráulicas, estejam elas onde for, como em caixas d’água, piscinas ou canos embutidos em alvenaria.
Para conseguir fazer essa detecção mais precisa, usam aparelhos modernos como o Geofone, o que garante um trabalho mais rápido, e principalmente menos danoso na estrutura do local.