Problemas de vazamento no cavalete

Vazamentos em cavaletes, ou tendo esse mecanismo como parâmetro, são comuns, e precisam de uma localização imediata antes que o problema fique mais sério.

Para garantir o conserto de vazamentos hidráulicos e a preservação da estrutura hidráulica do local, a recomendação é descobrir se a origem da avaria está antes ou depois do cavalete, e fazendo alguns testes rápidos para saber se tem problemas no encanamento interno do imóvel.

Responsabilidade do vazamento com base no cavalete

Em se tratando da responsabilidade pelo conserto de vazamentos hidráulicos em geral (e não somente no cavalete especificamente), é através dessa peça que é determinado quem deve resolver a avaria.

Se o vazamento, por exemplo, estiver do cavalete para fora do imóvel, o conserto do problema é de concessionárias como a Sabesp.

É, inclusive, de responsabilidade dessas empresas falhas no próprio cavalete, contanto que a avaria não tenha sido provocada por terceiros, e sim, por desgaste da peça pelo tempo.

Agora, se a avaria estiver do cavalete para dentro do imóvel, é o usuário ou proprietário do local que deve providenciar o reparo da avaria por conta própria, ou contratando os serviços de técnicos ou encanadores da área.

Testes de localização de vazamentos por meio do cavalete

Teste 01

Feche o registro do cavalete e abra uma torneira ligada diretamente nesse ramal, deixando o restante da água sair por completo.

Depois, coloque um copo de água na boca dessa torneira e se o líquido for sugado por ela, isso que dizer que existem vazamentos em canos ligados às tubulações externas do imóvel.

Esse teste revela vazamento porque quando há uma avaria desse tipo, ocorre também uma entrada de ar, que provoca uma pressão “às avessas”, o que faz com que a água do copo seja sugada.

Teste 02

Abra o registro do imóvel, e não use água durante o teste, nem no vaso sanitário, no chuveiro, nas torneiras, ou em máquinas de lavar.

Verifique o posicionamento dos ponteiros do relógio do hidrômetro (de preferência, tire uma foto com o celular).

Se esses ponteiros tiverem se mexido depois de, mais ou menos, 1 hora, isso quer dizer que existem vazamentos nas tubulações internas do imóvel.

Após os testes de detecção, chame os técnicos da Ligeirinho

Caso tenha detectado algum indício de vazamento nos canos do seu imóvel, mas, suspeita de que a situação pode ser ainda pior, não se preocupe, e contrate os técnicos e encanadores da Ligeirinho.

Eles podem localizar outras avarias hidráulicas que esses teste do cavalete não conseguiram detectar por completo, garantindo assim um serviço mais completo e imediato.

Confira!

FAQ: Problemas de vazamento no cavalete de água

  • De quem é a responsabilidade de um vazamento com base no cavalete?

    Caso a avaria esteja no próprio cavalete, ou dele para fora do imóvel, a responsabilidade pelo conserto do vazamento é da concessionária da região, mas, se estiver desse mecanismo para dentro, quem tem que providenciar o reparo é o usuário do local.

  • Como saber se tem vazamento no ramal direto das tubulações da rua?

    Feche o registro que faz parte do cavalete e ligue uma torneira que seja ligada direta com a água da rua. Em seguida coloque um copo cheio na boa dela, e se ela sugar o líquido, deve ter vazamentos nos canos que estão ligados diretamente com o ramal externo.

  • Como saber se tem vazamento pela observação do hidrômetro?

    Abra o registro, não use água por cerca de 1 hora e veja se os ponteiros do hidrômetro se mexeram. Em caso positivo, deve ter alguma varia nos canos do imóvel.

  • Quem tem que consertar cavalete com defeito?

    Caso o cavalete dê algum defeito, a concessionária é quem conserta, mas, se a avaria tiver sido provocada por terceiros, quem paga é o usuário ou dono do local.

  • Como trocar cavalete com defeito?

    Basta comprar um kit cavalete em lojas de materiais de construção e solicitar uma visita de um encanador da concessionária para proceder com a substituição.




Avaliação: 4.2 Votos: 32