Sabesp: história e como é feito o abastecimento
A Sabesp tem uma longa história sendo concessionária de água na Região Metropolitana de São Paulo.
A Sabesp foi fundada em 1973 e atende a mais de 300 municípios em São Paulo por meio de estruturas hídricas como rios, lagos, riachos, represas e lençóis freáticos ou mananciais, com algumas sendo usadas para abastecimento na capital e outras para o interior do estado.
História da Sabesp
A Sabesp tem 50 anos de fundação, tendo surgido em 1973, e de lá para cá, ela se tornou responsável pelo abastecimento de água, e pela coleta e tratamento de esgotos em 375 municípios de São Paulo.
São cerca de 28 milhões de pessoas atendidas atualmente pela empresa, sendo considerada uma das maiores do ramo no mundo em termos proporcionais com a população que atende.
Fora isso, ela possui parcerias com empresas privadas para garantir serviços relacionados a água e esgoto nos seguintes municípios:
- Mogi-mirim
- Castilho
- Andradina
- Mairinque
- A Sabesp ainda garante outros serviços, como uma consultoria para o consumo racional de água, e do planejamento e gestão comercial, financeira e operacional do setor hídrico.
- E, sem contar, é claro, orientação que a empresa faz através de campanhas e dicas em seu site para evitar desperdícios de água, em especial, aqueles provocados por vazamentos de diversos tipos.
Estruturas hídricas da Sabesp
Para garantir o abastecimento de todos esses municípios, a Sabesp possui algumas estruturas que garantem a distribuição de água mais correta possível, como rios, lagos, riachos, represas e lençóis freáticos ou mananciais.
Dessas, as principais são os mananciais, podendo ser reservas hídricas (com água coletada das chuvas) e as fontes, que tanto podem ser superficiais, quanto subterrâneas.
Por exemplo, na Região Metropolitana de São Paulo a principal fonte de abastecimento da Sabesp é a água armazenada em barragens (ou represas), cujo recurso vem basicamente das chuvas.
Em se tratando do interior de São Paulo, por sua vez, o abastecimento ocorre mais por mananciais que são subterrâneos.
Ou seja, para garantir o abastecimento correto de todas essas localidades a Sabesp monitora uma grande área de espelhos d’água ao redor de mananciais e outros lugares por vários hectares.
Se tiver vazamento na estrutura abastecida pela Sabesp, chame a Ligeirinho
Se tiver qualquer problema em canos e tubulações alimentados pela Sabesp, pode contar com os nossos técnicos e encanadores para resolver o problema de imediato antes que a avaria fique pior.
Com nossos equipamentos, a localização e conserto de qualquer tipo de avaria hidráulica são feitos com a máxima rapidez possível.
Confira!