Sinais de infiltrações por agentes internos e externos: diferença

Para garantir a solução adequada de toda e qualquer infiltração, com a localização e o reparo de todas, há uma diferenciação que ajuda muito.

Ela se refere a problemas por agentes internos e externos.

Entre as causas de infiltrações, elas podem ser ocasionadas por agentes internos e externos. No caso dos internos, o dano está dentro do imóvel, especialmente por trás da construção de pisos, tetos e paredes, o que pode ser ocasionado por um vazamento qualquer. Já os externos se referem a falhas estruturais do lado de fora do imóvel, mais especificamente em telhas e calhas.

Infiltrações por questões externas

É comum que casas e apartamentos de cobertura tenham infiltração de água da chuva em lajes ou telhados, provocando goteiras no teto.

Daí surgem as infiltrações por agentes externos, ou seja, por questões fora do imóvel, e que não têm nada a ver com vazamentos.

As chuvas também podem causar problemas nas paredes.

Pra isso, basta que a água encontre caminhos por janelas e portas mal fechadas, ou por fissuras e ouros problemas na fachada externa.

Há ainda as infiltrações provocadas por problemas em lençóis freáticos ou pela umidade no solo.

Esse tipo de infiltração dá sinais através de manchas escuras e mofo nas paredes, bem como bolhas na pintura.

Infiltrações por questões internas

Ao contrário de infiltração por agentes externos, a que é provocada por questões internas não é tão fácil de localizar a origem.

Até porque os sinais acabam sendo os mesmos, mas, com motivos e origens diferentes.

Esses problemas específicos são comumente encontrados em prédios, especialmente quando o dano passa de um apartamento para o outro.

Entre os sinais de infiltrações assim, temos falha no rejunte de pisos e paredes, na impermeabilização do piso de áreas laváveis, e vazamento de ralos ou tubulações que passam por dentro de pisos e paredes.

Inclusive, problemas em ralos podem estar relacionados à obstrução de canos, e uma desentupidora pode resolver isso de imediato.

Além disso, podem surgir fissuras ou outros problemas presentes nas áreas externas do prédio.

A seguir, algumas das causas mais comuns para o surgimento de infiltrações.

Contrate a Ligeirinho o quanto antes

Independente se os agentes de infiltrações forem internos ou externos, os nossos técnicos têm como solucionar o problema de imediato, graças à sua experiência e aos equipamentos modernos que usam.

Assim, conseguem detectar e consertar até as avarias mais complexas e que demandam mais tempo de análise.

Não perca tempo, e sempre conte conosco!

FAQ: Sinais de infiltrações por agentes internos e externos

  • Quais os agentes externos de uma infiltração?

    O agente externo que pode provocar infiltrações em imóveis é a água da chuva, que entra pelas frestas e rachaduras de alvenarias e se acumula nos mais diferentes espaços.

  • Quais os agentes internos de uma infiltração?

    Os agentes internos que causam infiltração são todas as avarias hidráulicas que podem provocar vazamentos, e, consequentemente, acúmulo de água em estruturas de pisos, tetos, paredes, lajes e solos.

  • Como a chuva causa infiltrações?

    Quando há aberturas ou frestas pelo telhado, lajes ou em cantos mal vedados de portas e janelas, a água da chuva entra e se acumula entre as falhas da construção.

  • Pode haver infiltração de um apartamento para o outro?

    Sim, caso ocorra uma infiltração grave e que não seja consertada de imediato, é possível que esse problema atinja apartamentos ou casas vizinhas, especialmente, aquelas que têm paredes bem próximas uma da outra.

  • Fissuras na área externa e problemas no rejunte de pisos são sinais de infiltrações?

    Sim, pois, com o passar do tempo as infiltrações podem deteriorar a estrutura de qualquer construção de concreto ou cimento, fazendo surgir fissuras, e dando problemas também nos rejuntes de pisos, além de peças de azulejo se soltando.




Avaliação: 4.6 Votos: 30