Testes de Vazamentos da Sabesp

Para facilitar a detecção de alguns vazamentos e infiltrações mais difíceis, a Sabesp indica em seu site alguns testes simples.

Os testes de vazamentos, como do hidrômetro, de canos alimentados pela concessionária e da caixa d’água, garantem uma localização mais rápida e precisa do problema sem precisar fazer quebra-quebra inicial em estruturas de pisos, tetos e paredes.

Teste do hidrômetro

Neste teste, deixe todos os registros que ficam nas paredes abertos, feche as torneiras, e não use o vaso sanitário e nem equipamentos que precisam de água, como máquinas de lavar roupa, por exemplo.

Anote a numeração do hidrômetro, e depois de 1 hora, veja se ela mudou. Caso tenha, deve ter algum vazamento oculto.

Teste em canos alimentados pela Sabesp

Feche o registro da parede, e abra a torneira que recebe água diretamente da concessionária, esperando o líquido sair por completo, e depois ponha um copo cheio na boca dessa torneira.

Se a água for sugada, pode ter algum vazamento nesses canos.

Teste em canos alimentados pela caixa d’água

Feche toda e qualquer torneira do imóvel, e não use água no período do teste, fechando bem a torneira da boia da caixa.

Marque o nível de água no reservatório, e após 1 hora se o nível baixar deve haver vazamentos ali.

Teste em tubulação embutida na parede

Para esse teste, é necessário saber por onde passam os canos por detrás das paredes, algo que pode ser verificado pela planta do imóvel.

Em seguida, dê batidas de leve em toda a extensão da parede, e se aparecer algum barulho como uma espécie de “oco” ou fofo, deve ter algum cano danificado naquele local.

Manchas escuras na superfície das paredes também indicam vazamentos ou infiltrações.

Teste do vaso sanitário

Aqui, jogue borra de café ou cinzas dentro do vaso, e o normal é que esse conteúdo fique depositado no fundo e não se mexa. Se não, deve ter algum vazamento na válvula de descarga ou em outra parte.

Lembrando que a Sabesp disponibiliza outros testes para garantir uma localização mais rápida dessas avarias, e se preciso solicitar os serviços de uma empresa de caça vazamentos.

Após testes de vazamentos, se encontrar um, contrate a Ligeirinho o quanto antes

Se você localizou algum vazamento por meio desses testes, não se preocupe e chame os técnicos da Ligeirinho o quanto antes.

Eles vão aproveitar as informações preliminares que você teve com esses testes e procurar a localização de outras possíveis avarias para fazerem um trabalho completo.

Contratando os nossos serviços, você só tem a ganhar!

FAQ: Testes de Vazamentos de água da Sabesp

  • Como saber se tem vazamentos através do hidrômetro?

    Para saber se tem vazamentos pelo hidrômetro, deixe todos os registros abertos, fechando as torneiras, e não usando água por cerca de 1 hora. No começo do teste, anote a numeração do hidrômetro, e se depois desse tempo, ela mudar, ou os ponteiros tiverem se mexido, deve ter vazamentos ocultos no imóvel.

  • Como descobrir vazamentos em canos alimentados pela Sabesp?

    Para saber de vazamentos em canos alimentados pela rede, feche o registro da parede, abrindo uma torneira qualquer que receba água diretamente da concessionária.

  • Como saber se tem vazamento em vaso sanitário?

    Para saber se tem vazamento no vaso sanitário, ou nesse sistema em geral, jogue um pouco de borra de café ou cinzas dentro do vaso, e se esse conteúdo de mexer, deve ter algum vazamento na válvula de descarga ou em outro mecanismo do vaso.

  • Como identificar vazamentos em canos embutidos nas paredes?

    Primeiro, é preciso saber por onde passam os canos nas paredes, e depois dê leves batidas na extensão dela, e se aparecer algum barulho de “oco” ou fofo, deve ter algum cano danificado ali. Manchas de umidade também são indícios de vazamentos nas paredes.

  • Como saber se há vazamentos na caixa d’água?

    Para saber de vazamentos na caixa d’água, feche todas as torneiras do local (incluindo da boia do reservatório] e não use água no período do teste. Marque o nível de água no local, e espere 1 hora. Se o nível baixar deve haver vazamento na caixa ou nos canos que a alimentam.




Avaliação: 4 Votos: 18