Testes para localização e reparos de vazamentos em caixas d’água
Os testes para a localização de vazamentos nesse tipo de reservatório são simples e eficazes, permitindo a detecção certa desse problema, e o conserto dessas avarias também é fácil para encanadores da área.
Para uma detecção mais ou menos correta de vazamentos hidráulicos em caixas d’água, é preciso fazer alguns testes preliminares antes de contratar os serviços de encanadores para o conserto da avaria. Já para os consertos, encanadores podem fazer reparos internos ou simplesmente trocar a boia.
Testes de detecção de vazamentos
Teste do registro
Para esse primeiro testes, deixe o registro do cavalete aberto e feche todas as torneiras do imóvel, não usando água, nem da descarga do banheiro, nem de máquinas como a de lavar roupas.
Em seguida, puxe a boia da caixa d’água, e amarre um barbante nela, impedindo que a água da rua entre no reservatório.
Depois, marque o nível da água na caixa e espere por cerca de 1 hora, e se depois desse tempo, ela baixou, então deve ter algum vazamento, seja na parte interna dela, ou nos canos que se ligam a ela.
Teste da boia
Para esse teste, feche o registro e todas as torneiras do local, e olhe o nível da água por cerca de uns 10 minutos.
Se depois desse tempo, a boia descer, então, deve ter vazamentos de água na encanação ligada à caixa d’água.
É importante que essa peça esteja funcionando bem, sem defeitos, para que o teste seja adequado.
Consertos de vazamentos
Reparos internos
Para fazer o conserto interno de uma caixa d’água por conta própria é preciso, primeiramente, esvaziar a caixa, e depois limpar e lixar bem o local da avaria, que pode ser um furo ou rachadura.
É preciso que a lixa seja grossa, e em seguida, a recomendação é passar no local avariado uma mistura de massa epóxi, tanto na parte de dentro, quanto na de fora.
Espere cerca de 2 horas para secar, e encher novamente o reservatório.
Troca da boia
Nesse caso aqui, a substituição dessa peça precisa se dar quando a boia estiver gasta ou danificada.
Para fazer isso, feche o registro que alimenta a caixa d’água e abra as torneiras para baixar o nível do reservatório, caso esteja muito alto, e tocando na boia.
Desrosqueie a boia antiga usando um alicate de bomba d’água e limpe a vedação anterior para, em seguida, colocar a nova boia, passando fita veda rosca no local dela.
Importante destacar que se você não souber como fazer essas ações e preferir, pode contratar um encanador para realizar o conserto do local, especialmente se o vazamento estiver em tubulações ocultas que se ligam à caixa d’água.
Ação de prevenção: limpeza
Para ajudar na prevenção a vazamentos, a recomendação é limpar a caixa d’água a cada 6 meses pelo menos.
Os materiais para essa limpeza são: luvas de borracha, escova nova de nylon, balde, panos limpos e água sanitária.
Para fazer isso, é bem simples: feche o registro do cavalete de entrada ou prenda a boia da caixa e depois esvazie o local.
Aplique água sanitária no piso e nas paredes da caixa d’água, esfregando bem, sem usar sabão ou detergente.
Enxague bem com água, passe panos limpos para retirar o excesso que ficou e encha a caixa novamente.
Os técnicos da Ligeirinho têm a solução dos vazamentos
Se, mesmo após essas ações, surgir algum vazamento na caixa d’água, não se preocupe, pois, nossos encanadores saberão o que fazer.
Se precisar trocar uma ou duas peças, elas farão com muita rapidez, e se necessitar consertar canos embutidos, pois, o problema se espalhou, nossos profissionais irão ao ponto exato, e farão o conserto imediato.
Confie que resolveremos tudo pra você!