Tipos de redes hidráulicas e tubos usados
Os tipos de redes hidráulicas e canos usados nesses sistemas vão depender da função de cada local ou ponto de entrada e saída de água.
Os tipos de redes hidráulicas mais comuns são os de água quente e fria, além das redes de esgoto e águas fluviais, e os canos mais usados nelas são os de cobre e PVC, podendo ter variações como o PVC para esgoto.
Tipos de redes
Instalações de água fria
As tubulações de água fria são basicamente aquelas mais simples, responsáveis pelo abastecimento dos imóveis em geral.
O nome dado a essas instalações é rede de distribuição, sendo forma por um barrilete, por uma coluna de distribuição e também por ramais e sub-ramais, além, é claro de dispositivos, equipamentos e reservatórios hidráulicos.
Instalações de água quente
Aqui são instalações específicas para resistirem à água quente, como chuveiros elétricos, e em certas saídas hidráulicas onde tem aquecedores elétricos e a gás.
Redes de esgoto
Esse tipo de rede hidráulica retira os dejetos dos imóveis, fazendo o seu transporte para locais adequados, e é nesse sistema também que a água suja das edificações passa por uma caixa de gordura, evitando assim entupimentos.
Trata-se de uma instalação que deve ser feita embaixo do solo, tendo uma limpeza para manutenção a cada 6 meses.
Redes de águas pluviais
Aqui, são canos e tubulações responsáveis pelo escoamento da água da chuva, com uma rede composta por calhas, bocais, tubos de coleta ou de escoamento na sarjeta.
Tipos de canos
Cobre
As tubulações de cobre estavam substituindo os canos mais antigos, feitos de ferro, mas, atualmente, é possível encontrar outros tubos de outros materiais a depende do seu uso, como os de PVC.
Mesmo assim, os canos de cobre continuam sendo viáveis em qualquer rede hidráulica, sem para água quente ou fria, devido à sua durabilidade e resistência a agentes corrosivos.
PPR (Polipropileno Copolímero Random)
Esse é um tipo bem específico de cano, cuja superfície é lisa, sendo assim um ótimo condutor, seja de água fria ou quente.
Possui basicamente dois tipos, que são o azul e o verde, sendo o primeiro mais utilizado em tubulações de ar comprimido, e o outro para redes hidráulicas, por ser de um material mais leve, porém, durável e resistente.
PVC
Nas tubulações residenciais em geral, esse é um tipo bem comum de cano, mais especificamente para água fria (que tenha até 20OC pelo menos), sendo classificados em soldáveis e roscáveis, sendo este último mais prático para encaixe.
CPVC
Esse tubo é mais resistente a altas temperaturas do que o de PVC, podendo suportar algo em torno de 800C.
PEX
Esse cano para rede hidráulica é um tipo de mangueira que faz conexões entre um ponto e outro desse sistema. O Drywall, por sinal, é o tipo mais indicado para tubulações nas paredes, já que o seu material é metálico e deslizante.
PVC para esgoto
Para esgotos, esse tipo de cano é mais adequado devido ao seu diâmetro e resistência, podendo ser comprados em dois tipos: o normal (branco) e o reforçado (cinza).
Chame os técnicos da Ligeirinho em caso de problemas em canos hidráulicos
Uma das vantagens que os nossos técnicos e encanadores oferecem aos clientes é que eles têm experiência e equipamentos pra trabalharem com qualquer tipo de tubulação, garantindo assim uma detecção e um conserto de avarias imediato.
Pode ser um cano de cobre, de PVC, ou até mesmo os antigos feitos de ferro, tanto faz.
Nossos técnicos e encanadores garantem um trabalho de primeira!