Vazamentos mais comuns

Para facilitar a detecção de vazamentos na rede hidráulica do imóvel, é fundamental saber os locais mais comuns onde esse tipo de problema pode aparecer.

Os lugares onde mais acontecem vazamentos são paredes, pisos e tetos, especialmente devido a infiltrações por chuva ou canos danificados nessas estruturas, além de acontecerem avarias também em chuveiros e torneiras que ficam pingando direto, e em peças específicas das tubulações, como joelhos e tês.

Banheiro

Dentre os lugares com mais incidência de vazamentos, certamente está o banheiro, seja na pia, no ralo, no chuveiro ou no vaso sanitário.

O fato de ser o local mais úmido do imóvel facilita demais que problemas como infiltrações ocorram e não sejam percebidos.

Torneiras

Outro ponto muito comum em que ocorrem vazamentos e demais avarias hidráulicas é nas torneiras.

O problema pode ser facilmente percebido através do velho “pinga-pinga” que pode ser ocasionado por defeito daquela borrachinha de vedar a torneira.

Nesse caso, basta desmontar a peça por inteiro, e fazer a troca.

Umidade em paredes e pisos

É muito comum ocorrerem vazamentos em tubulações ocultas de pisos e paredes, sendo a maneira mais nítida de descobrir isso é verificando se há manchas de água nesses locais.

Fundamental resolver esse tipo de problema rapidamente antes que isso gere mofo nos locais, ou o descolamento de pisos e azulejos.

Tubulações em geral

Em canos e tubulações em geral, os locais onde mais ocorrem avarias são em joelhos e tês.

Esses são os lugares mais vulneráveis às ações do tempo, pressão da água e outros fatores, tendo que ser trocados de tempos em tempos.

A seguir, daremos algumas dicas para encontrar exatamente onde está o cano de água no imóvel, e facilitar a detecção do problema.

Viu algum sinal de vazamentos nesses locais? Contate os técnicos da Ligeirinho!

Caso tenha percebido algum sinal de vazamento em banheiros, torneiras ou em estruturas mais inacessíveis, como atrás das paredes ou embaixo de pisos, então, não hesite em nos contatar.

Nossos técnicos trabalham com o que há de mais moderno para localizar qualquer avaria desse tipo, mesmo as mais ocultas, e sem a necessidade de fazer muito quebra-quebra, tanto na detecção, quanto no conserto da avaria.

Pode nos chamar a hora que precisar.

FAQ: Quais os Vazamentos de água mais comuns?

  • Em quais locais do banheiro acontecem mais vazamentos?

    Em geral, as partes do banheiro que mais podem apresentar vazamentos são pias (mais especificamente nas torneiras], chuveiros e ralos, e estes últimos normalmente apresentam problemas de obstrução, sendo necessário contratar, muitas vezes, uma desentupidora.

  • Como identificar vazamentos em torneiras?

    Na maior parte das vezes, as torneiras começam a apresentar defeitos quando ficam pingando direto, ou vazando pelas extremidades da peça. Em geral, o problema se encontra em pequenos componentes da torneira, que podem ser trocados, e em casos mais sérios, o ideal é fazer a troca completa dela.

  • Por que paredes e pisos ficam com umidade?

    A umidade em paredes e pisos ocorre muito devido à entrada de água da chuva por frestas de portas, janelas e por causa de problemas nas calhas e telhas do imóvel, mas, também por vazamentos em canos embutidos nesses locais.

  • Por que tubulações hidráulicas ficam vulneráveis a vazamentos?

    Canos e tubulações podem ter vazamentos devido à ação do tempo, em decorrência de desgastes naturais, por conta de intempéries como sol e chuva, ou em decorrência de alta pressão da água.

  • De quanto em quanto tempo trocas as tubulações?

    Em geral, canos e tubulações precisam de manutenção a cada 3 anos, ou serem trocados quando avarias mais graves acontecem, devendo ser substituídos por aqueles feitos de cobre ou PVC.




Avaliação: 4.8 Votos: 34